Astronomia: Chuva de meteoros Líridas atinge pico entre 21 e 22 de abril e promete espetáculo nos céus do Brasil Fenômeno será visível a olho nu durante a madrugada; até 18 meteoros por hora poderão ser observados em locais escuros e sem poluição luminosa

Desde o dia 14 de abril, o planeta Terra começou a atravessar uma região do espaço repleta de poeira e detritos deixados pelo Cometa Tatcher (C/1861 G1), dando início à tradicional chuva de meteoros Líridas (Lyrids), um espetáculo anual que poderá ser visto de várias partes do Brasil.

O pico da atividade está previsto para a madrugada entre os dias 21 e 22 de abril, quando será possível observar até 18 meteoros por hora, especialmente em locais afastados das luzes das cidades.

Segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, do Observatório Nacional e coordenador do projeto Exoss, a melhor visibilidade será por volta das 2h da manhã, quando o radiante da chuva (ponto de onde parecem sair os meteoros) estará mais alto no céu, próximo à estrela Vega, na constelação da Lira, ao norte.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Dicas para aproveitar o espetáculo astronômico

Para ter uma boa experiência, é essencial evitar áreas com poluição luminosa e escolher um local com céu limpo. Quem não tiver uma bússola pode se orientar estendendo o braço direito para onde o Sol nasce (leste) e o esquerdo para onde ele se põe (oeste), ficando naturalmente voltado para o norte — direção ideal para observar a chuva.

O fenômeno, além de encantar, tem importância científica. O estudo de chuvas de meteoros permite identificar a quantidade e o período de detritos que cruzam a órbita da Terra. Esses dados ajudam missões espaciais e centros de controle de satélites a desenvolverem estratégias de proteção para naves e equipamentos.

Além disso, o fenômeno colabora com a compreensão da origem do Sistema Solar, já que os meteoros podem conter fragmentos de cometas, da Lua, de Marte e até de objetos próximos à Terra (NEOs).


Leia também | Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel nas refinarias a partir desta sexta-feira

Economia: Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel nas refinarias a partir desta sexta-feira

The post Astronomia: Chuva de meteoros Líridas atinge pico entre 21 e 22 de abril e promete espetáculo nos céus do Brasil Fenômeno será visível a olho nu durante a madrugada; até 18 meteoros por hora poderão ser observados em locais escuros e sem poluição luminosa first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.