
O testamento espiritual do Papa Francisco, datado de 29 de junho de 2022, foi divulgado e traz indicações sobre seu local de sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior:
Miserando atque eligendo [expressão em latim que pode ser traduzida como “Ao mostrar misericórdia, o escolheu”. A frase vem de uma homilia de São Beda, o Venerável, sobre a vocação de São Mateus, e foi adotada pelo Papa como seu lema episcopal. Ela se refere ao olhar misericordioso de Jesus ao chamar Mateus, um pecador, para segui-lo]
Em nome da Santíssima Trindade. Amém.
Ao perceber a proximidade do crepúsculo da minha vida terrena, e com firme esperança na vida eterna, desejo registrar meus últimos desejos exclusivamente quanto ao lugar do meu sepultamento.
Ao longo da vida, e durante meu ministério como sacerdote e bispo, sempre me confiei à Mãe de Nosso Senhor, a Bem-Aventurada Virgem Maria. Por isso, peço que meus restos mortais repousem — à espera do dia da Ressurreição — na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Quero que minha última jornada terrestre termine precisamente neste antigo santuário mariano, onde sempre me detive para rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo por seu cuidado terno e materno.
Peço que meu túmulo seja preparado no nicho de sepultamento localizado na nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica, conforme indicado no plano anexo.
A sepultura deve ser no chão, simples, sem ornamentações, contendo apenas a inscrição: Franciscus.
Os custos para a preparação do túmulo serão cobertos por uma quantia fornecida por um benfeitor, a qual providenciei para ser transferida à Basílica Papal de Santa Maria Maior. Dei as instruções necessárias sobre isso ao Cardeal Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário da Basílica Liberiana.
Que o Senhor conceda justa recompensa a todos que me amaram e continuam a rezar por mim. O sofrimento que marcou esta etapa final da minha vida, ofereço ao Senhor, pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022
Francisco