
Grupos de fiéis já começaram a chegar à capital italiana ainda na madrugada desta terça-feira (22) para funeral do papa Francisco, previsto para sábado (26). Muitos deles têm o objetivo de atravessar a porta santa da Basílica — tradição simbólica que marca os anos santos da Igreja Católica.
O funeral do papa deve mobilizar um dos maiores esquemas de segurança da história recente de Roma e atrair uma multidão estimada em mais de 1,5 milhão de pessoas ao longo da semana. A missa fúnebre reunirá ao menos 200 chefes de Estado e de governo, incluindo os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Donald Trump (EUA), Javier Milei (Argentina) e Emmanuel Macron (França).

A data do funeral será confirmada pelos cardeais que iniciam nesta terça-feira (22) as cerimônias de despedida e os preparativos para o conclave. O corpo de Francisco, que está sendo velado de forma privada na capela da Casa Santa Marta, deve ser transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23).
O Vaticano e o governo italiano montaram uma operação especial para receber as delegações e controlar o fluxo de fiéis. Apenas para a missa de despedida na Praça de São Pedro são esperadas 300 mil pessoas. O entorno da Santa Sé já amanheceu com acessos restritos, forte presença policial e medidas rigorosas de controle.
Leia também:
- Como funciona o conclave: entenda o processo de eleição do novo Papa
- Como é o funeral de um Papa? Entenda o ritual
- Quais cardeais brasileiros participam do conclave e podem ser papa?
- Papa simplificou o próprio funeral e será enterrado em caixão simples de madeira
A expectativa é que o evento supere, em número de autoridades presentes, o funeral do papa João Paulo II, em 2005, que reuniu cerca de 3 milhões de pessoas ao longo de seis dias e 500 mil somente no dia da missa.

Além dos desafios de segurança, o funeral acontece em meio ao Jubileu da Igreja, evento que já vinha atraindo peregrinos de todo o mundo. A movimentação intensa de fiéis nas estações ferroviárias e aeroportos levou o governo italiano a nomear Fábio Ciciliano, dirigente da Proteção Civil, como comissário extraordinário para coordenar a logística.
The post Multidão de fieis começa a chegar a Roma para funeral do papa Francisco appeared first on InfoMoney.