
As tentativas de Donald Trump de influenciar a direção da política monetária dos EUA, por meio de críticas públicas ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, têm possibilidades “extremamente baixas” de serem bem-sucedidas, afirma o BMO em análise publicada nesta terça-feira, 22.

Fed independente em risco? Por que a investida de Trump contra Powell abala mercados
Qualquer redução na independência do Fed adicionaria riscos de alta a uma perspectiva de inflação que já está sujeita a pressões ascendentes de tarifas e expectativas de inflação um tanto elevadas, avalia JPMorgan

Powell sob pressão: Trump pode demitir o presidente do Fed? Veja o que se sabe
Críticas públicas de Trump ao presidente do Fed elevam tensão institucional; bastidores revelam cautela na Casa Branca diante do risco de crise financeira
“Se houver alguma coisa, a natureza pública do esforço só aumentou a determinação de Powell – em prol da independência do banco central, se nada mais”, acrescenta o banco canadense.
O BMO se diz cético quanto à eficácia de Trump em qualquer tentativa de remover Powell antes do término de seu mandato, em maio de 2026. No entanto, também é muito difícil imaginar que ele renomeie o chefe do Fed neste momento – o que significa que, muito provavelmente, haverá um novo presidente para o BC americano no próximo ano.
É muito cedo para ter uma lista completa de possíveis substitutos para Powell, explica a análise, embora não seja preciso dizer que o novo presidente do Fed será mais dovish.
The post Probabilidade de Trump ter sucesso em demitir Powell é ‘extremamente baixa’, diz BMO appeared first on InfoMoney.