No mar Autistas da Associação Fortaleza Azul participam de aulas de stand up paddle gratuitas Atividade auxilia nos déficits cognitivos e sensoriais

Uma prancha, um remo e o mar. Basta remar em pé em cima de um pranchão que você já está praticando o Stand Up Paddle, também conhecido como SUP. Para a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que cuida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, o SUP é mais que um esporte, é uma oportunidade para a inclusão. E por esta razão a Associação está a frente do projeto TEA(Mar), que realiza aulas de stand up paddle de forma gratuita para uma turma de autistas, proporcionando momentos únicos e divertidos. As turmas são monitoradas por profissionais capacitados e com experiência aquática.

A equipe do projeto é composta por profissionais da educação física, estagiários da área e psicólogos. Atualmente o TEA(MAR) está na 2ª turma, da 3ª edição do projeto. As aulas consistem em encontros realizados duas vezes por mês, onde os autistas participantes recebem atendimento personalizado, cada autista tem seu instrutor pessoal, e as atividades são feitas em grupo, favorecendo a comunicação e as interações sociais. Também são realizadas adaptações aos déficits (cognitivos e sensoriais) e as capacidades de cada participante.

O SUP é um esporte aquático variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover na água. Para Ivi Rodrigues, mãe da Laís, que tem 11 anos e é autista nível 3 de suporte, a prática da atividade é muito divertida e inclusiva. “O projeto é maravilhoso! Minha filha sempre gostou muito de participar porque adora o mar. A equipe é muito maravilhosa, sou muito grata pela oportunidade!”

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Como faço para participar?

As vagas para participar do TEA(MAR) e a rotina das aulas são divulgadas anualmente na página oficial do projeto @projetoteamar.

As atividades são realizadas pela empresa Ceará Sup Club e a iniciativa é amparada pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), por meio da Secretaria de Esportes do estado, e conta com o patrocínio da Enel Distribuição Ceará.

Sobre a Associação Fortaleza Azul

A Associação Fortaleza Azul (FAZ), realiza um trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas. Além disso, a FAZ busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.

Entre as ações realizadas pela Associação também estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

A FAZ está localizada na Ra Elizeu Oriá, 970 Sapiranga, Fortaleza – Ceará. Para os interessados em falar com a instituição, os contatos são: (85) 98186-4552 ou [email protected]. Conheça mais também acessando as redes sociais:

  • Site: http://www.faz.org.br/
  • Instagram: @fortalezaazul
  • Facebook: https://web.facebook.com/fazbrasil/?_rdc=1&_rdr
  • Youtube: https://www.youtube.com/@AssociacaoFortalezaAzulFAZ/videos

Leia também | Nayana Branco fala sobre automação na gestão de pagamentos no Nexti Talks

Tecnologia Nayana Branco fala sobre automação na gestão de pagamentos no Nexti Talks

The post No mar Autistas da Associação Fortaleza Azul participam de aulas de stand up paddle gratuitas Atividade auxilia nos déficits cognitivos e sensoriais first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.