A cidade de Indaiatuba será palco do 1º Seminário do Instituto AMAR Neurodivergentes, que acontece no próximo sábado, 26 de abril, das 8h às 12h, na Câmara Municipal. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com emissão de certificado de participação.
Voltado para profissionais, familiares, estudantes e demais interessados na temática das neurodivergências, o seminário reunirá especialistas de diversas áreas da saúde e educação para discutir aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil e da intervenção precoce.
Entre os palestrantes confirmados estão a psiquiatra Flávia Vicentini, com uma abordagem sobre Psicofarmacologia na infância e adolescência, e o neurologista Abraão Angelim, que falará sobre os desafios da transição entre essas fases no contexto das neurodivergências.
As psicólogas Maria Cristina Franco e Juliana Gutierres tratarão do desenvolvimento na primeira infância e da importância da intervenção precoce. O evento também contará com a participação de profissionais da Clínica Ammareab, a terapeuta ocupacional Aline Cardoso, as fonoaudiólogas Maithe e Marcela Castro e a fisioterapeuta Aline Cardoso, participarão de um bate-papo sobre estratégias de intervenção e estímulo ao desenvolvimento infantil.
Além das atividades educativas, o seminário terá uma exposição de produtos e serviços oferecidos por pessoas neurodivergentes e seus responsáveis, promovendo o fortalecimento da comunidade local.
Embora a participação seja gratuita, a organização sugere a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a uma ação social promovida futuramente pelo Instituto AMAR.
Adaptado por Pitágoras
Texto/Foto: Marcelo Roncato