
O WhatsApp lançou a Privacidade Avançada da Conversa, recurso para não deixar que pessoas exportem o histórico de mensagens trocadas com você. A ferramenta pode ser ativada tanto em chats individuais quanto em grupos.
Além de impedir a exportação das conversas, esta opção também bloqueia o download automático de mídias e o uso de ferramentas de inteligência artificial. Segundo a Meta, a ideia é impedir que outros usuários “repassem informações para plataformas fora do WhatsApp, oferecendo ainda mais proteção para casos em que você precisa de mais privacidade”.

“Acreditamos que essa configuração será especialmente útil para grupos em que talvez você não conheça todos os membros, mas ainda discute temas sensíveis, como conversas sobre questões de saúde em grupos de ajuda ou discussões para mobilizar sua comunidade para ações importantes”, acrescenta a empresa em seu comunicado.
A Meta não divulgou um prazo para liberar o recurso, mas diz que ele será disponibilizado para todos que estiverem usando a versão mais recente do WhatsApp. A companhia afirma ainda que pretende adicionar mais ferramentas à Privacidade Avançada da Conversa.
Como ativar a Privacidade Avançada da Conversa?
- Toque no nome da conversa
- Selecione a opção “Privacidade Avançada da Conversa”
- Ative o recurso
Quando algum participante daquela conversa com você tentar exportar as mensagens, um pop-up aparecerá, avisando que não é possível realizar a ação por a opção de privacidade avançada está ativada.
Proteção não é perfeita
Exportar uma conversa é um jeito bastante simples de conseguir uma cópia das mensagens e arquivos de mídia. Bloquear esta possibilidade torna o trabalho mais difícil, mas não impossível.
Como observa o Verge, a Privacidade Avançada da Conversa não impede o download manual de mídias, nem capturas de telas da conversa. Portanto, é bom tomar cuidado com o que você escreve ou compartilha no app. Outras ferramentas, como mensagens temporárias e fotos de visualização única, podem ajudar a proteger informações importantes.
Com informações do WhatsApp e do The Verge
Nova proteção no WhatsApp impede que exportem as suas mensagens