Indicado por Alcolumbre, Lula escolhe presidente da Telebras para Comunicações

O presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se reuniram. Foto: Divulgação

O presidente Lula (PT) decidiu nesta quarta-feira (23) nomear Frederico de Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, como novo ministro das Comunicações. A indicação foi feita durante uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e com o líder do partido na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA).

A oficialização do nome de Siqueira Filho deve ocorrer até esta quinta-feira (24). A escolha acontece após Pedro Lucas, anteriormente anunciado como ministro pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), ter recusado o convite. O recuo gerou desgaste político para o governo e revelou dificuldades na articulação com a base aliada no Congresso.

A nomeação de Frederico Siqueira foi articulada diretamente por Alcolumbre, que defendeu junto a Lula a indicação de um nome técnico, sem filiação partidária, mas de sua confiança pessoal. Fontes próximas ao senador afirmam que o presidente da Telebras era o nome favorito desde o início da nova rodada de negociações.

Frederico de Siqueira Filho, que atualmente ocupa a presidência da Telebras. Foto: Divulgação

Frederico  Siqueira também tem o apoio do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), e já havia sido indicado por Alcolumbre para a presidência da Telebras, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações. A reunião que definiu o novo titular da pasta contou com a presença de Lula, Alcolumbre e Pedro Lucas, além do próprio Siqueira Filho.

O Ministério das Comunicações estava sem comando desde o dia 8 de abril, quando o ex-ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA) deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva e outros crimes envolvendo o uso indevido de emendas parlamentares.

A nomeação de Frederico de Siqueira Filho busca dar estabilidade à pasta e retomar o controle político do governo sobre o setor, considerado estratégico por sua ligação com políticas de inclusão digital, conectividade e regulação da comunicação no país.

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