Popularidade de Trump despenca nos EUA, segundo novas pesquisas

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Foto: Divulgação

A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, registra uma queda expressiva, inclusive entre eleitores que o apoiaram na disputa presidencial contra Kamala Harris, de acordo com dados de institutos de pesquisa divulgados nesta quarta-feira (23).

De acordo com levantamento da Economist/YouGov, que entrevistou 1.905 pessoas, apenas 41% dos americanos têm uma opinião favorável sobre Trump, número inferior aos 50% registrados em janeiro, quando ele iniciou seu segundo mandato na presidência dos Estados Unidos.

A tendência de queda também aparece em dados do Pew Research Center. A pesquisa, realizada com 3.589 pessoas, aponta 40% de aprovação ao presidente republicano, contra 47% em fevereiro — desempenho inferior ao registrado por Joe Biden no mesmo período de 2021.

O Gallup também confirmou o cenário negativo. Nos primeiros três meses do atual mandato, Trump atingiu uma média de aprovação de 45%, a mais baixa para um presidente dos EUA desde a Segunda Guerra Mundial, conforme destacou o instituto na semana passada.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Foto: Divulgação

Entre os fatores que influenciam a queda estão a recente guerra comercial iniciada e depois parcialmente recuada por Trump no início do mês. Segundo o levantamento da Economist/YouGov, 54% dos americanos acreditam que a economia do país está em espiral descendente, um aumento expressivo em relação aos 37% que compartilhavam dessa visão em janeiro.

As críticas também se estendem ao aumento do custo de vida. Uma pesquisa da Reuters/Ipsos mostra que apenas 31% aprovam as ações do presidente em relação à economia doméstica.

Na área de imigração, outro tema central da gestão Trump, o apoio caiu para 45%, contra 50% registrados duas semanas atrás, de acordo com o mesmo levantamento da Economist/YouGov.

A desaprovação atinge até mesmo segmentos que tradicionalmente apoiavam o republicano. Entre eleitores hispânicos, por exemplo, o índice de aprovação caiu de 36% em fevereiro para 27% agora, segundo o Pew Research Center.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.