Patrícia Cassese
Jornalismo e poesia podem, sim, ter uma simbiose perfeito, professa o jornalista, poeta e artista plástico Carlos Barroso. Imbuído dessa convicção, ele tratou de organizar o livro “Palavra Mineral – Antologia de Poetas Jornalistas de Minas”, cujo lançamento será nesta quinta-feira, 24 de abril de 2025, a partir das 19 horas, na Casa de Jornalista.
O livro, aliás, inaugura a Casa de Jornalista Editora, que, nesta obra, emerge em parceria com a Literíssima, casa que tem a escritora e jornalista Leida Reis como publisher. “A Casa de Jornalista Editora já era uma ideia ‘clássica’, antiga, vamos dizer, dos jornalistas mineiros”, diz Barroso. “Me lembro de ter falado sobre isso desde a primeira Mostra de Arte do Jornalista, que propus em 1984, 85. Ou seja, sempre houve esse desejo e, agora, está sendo concretizado com os poetas”, comemora ele, que também contribuiu para o corpo da obra com um poema visual, situado à página 49 das 272 que compõem o volume.
Aproximações
“Palavra Mineral” reúne obras de 56 jornalistas poetas mineiros, alguns deles já falecidos, como o saudoso Alécio Cunha. O critério escolhido para arrolá-los nas páginas da obra foi a ordem alfabética – assim, Afonso Borges dá início aos trabalhos, que se encerram com um poema de Wir Caetano. Ao Culturadoria, Barroso lembra que existem muitas coisas que se tocam e, ao mesmo tempo, que se rebatem entre o fazer poético e o fazer jornalístico. “Eu mesmo já fiz poemas em que eu usei frases do jornalismo de política, vertente na qual atuo há mais de 40 anos. Não saberia definir exatamente as aproximações/semelhanças entre os ofícios, mas que um pode tocar o outro, e vice-versa, pode”.
Carlos Barroso diz que o chamamento para os jornalistas & poetas foi feito por diversas formas. “Fui chamando alguns, outros me foram indicados… Mas acabou, ao fim, percebemos que alguns ficaram de fora. Por isso até penso em uma segunda edição, ampliada”, revela.
Projetos
Já quanto à editora Casa de Jornalista, ele diz que um projeto já delineado seria replicar o caráter de antologia mas, desta vez, por meio do formato crônica como denominador comum. Ele lembra que o próprio site do Sindicato já tem uma seção específica que publica crônicas de jornalistas como Déa Januzzi, já falecida. “Então, podemos pegar algumas dessas crônicas que já estão lá, bem como chamar outros jornalistas e publicar essa outra obra. Na verdade, o nome, já até teríamos, ‘Para Não Dizer que Não Falei de Crônicas’, que foi dado pelo jornalista Arnaldo Viana”.
Carlos Barroso lembra, ainda, que “Palavra Mineral” é uma publicação 100% feita por jornalistas, incluindo orelha (Nísio Teixeira), prefácio (Mírian Sousa Alves), capa (Tchello D’Barros)… “Desta vez, procurei a Literíssima para ficar também com uma editora de jornalista. Se a antologia de crônicas acontecer, talvez eu vá procurar outra editora de jornalista para ficar nessa linha”.
Relação de poetas de PALAVRA MINERAL:
Afonso Borges?
Alécio Cunha (in memoriam)?
Alexandre Marino?
Austen Amaro (in memoriam)?
Beth Fleury?
Brenda Marques?
Bruno Mateus?
Calbercan?
Carlos Barroso?
Carlos Diamantino? Alkmim
Clara Arreguy?
Dinorah Carmo?
Eduardo Murta?
Esdras Paiva?
Fernando Magaldi?
Gil Sotero?
Guilherme Minassa?
Guilherme Pena?
Henry Corrêa de Araújo (in memoriam)
Jairo Fará?
Jalmelice Luz?
João Etienne Filho (in memoriam)?
João Evangelista Rodrigues?
Jorge Fernando dos Santos?
José Cerqueira?
José Carlos Aragão?
José Edward? Lima
José Maria Cançado (in memoriam)?
José Maria Rabêlo (in memoriam)?
Kid Moreira?
Kiko Ferreira?
Laudeir Borges?
Leida Reis?
Letícia Finamore?
Luciana Aquino?
Luciana Avelino?
Luciana Tonelli?
Magaly Reinaldo?
Mara Parrela?
Marcelo Passos?
Márcio Fagundes?
Márcio Metzker?
Marcus Mendra (in memoriam)?
Olympio Coutinho?
Raphael Vidigal Aroeira?
Regis Gonçalves (in memoriam)?
Rita Espeschit?
Roger Deff?
Rogério Hilário?
Sidneia Simões?
Silvana Oliveira?
Sílvio Ribas?
Sulamita Esteliam?
Wagner Merije?
Walter Sebastião?
Wir Caetano
Serviço
Lançamento do livro “Palavra Mineral – Antologia de Poetas Jornalistas de Minas”
Quando. Quinta-feira, 24 de abril, de 19h às 22h
Onde. Casa de Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro)
Quanto. O acesso ao evento é gratuito. O livro será vendido na ocasião
The post Antologia reúne textos de poetas jornalistas appeared first on Culturadoria.