
O sistema operacional Windows, criado pela Microsoft, permite o funcionamento de um computador, gerenciando e promovendo a interação entre hardware e software. Ele fornece a interface gráfica para que os usuários possam utilizá-lo.
O SO serve como a plataforma principal para rodar o catálogo de programas e aplicativos em um PC, permitindo realizar tarefas como navegar na internet, criar documentos, editar fotos e vídeos e jogar games. Por isso, é considerado a base para a computação pessoal.
Dados do Statista indicam que o Windows está presente em mais de 70% dos computadores do mundo. Grande parte desse sucesso está relacionada a ampla compatibilidade e a interface intuitiva para usuários com diferentes graus de experiência.
A seguir, entenda o que é Windows, suas funções, as diferentes versões lançadas desde os anos 1980. Também descubra como ele se tornou o sistema operacional mais popular para computadores.
Índice
- O que é Windows?
- O que significa Windows?
- Para que serve o Windows em um PC?
- Qual é a história do Windows?
- Quem criou o Windows?
- Em que ano o Windows foi projetado?
- Quais versões de Windows foram lançadas pela Microsoft?
- Qual é a linha do tempo da evolução do Windows?
- Quando o Windows se tornou popular?
- É preciso pagar para usar o Windows?
- Qual é a diferença entre Windows e macOS?
- Qual é a diferença entre Linux e Windows?
- O Windows é um sistema operacional de código aberto?
O que é Windows?
O Windows é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, que funciona como a base de um computador pessoal (PC). Ele é a interface gráfica que permite interagir com a máquina, gerenciando o hardware e o software.
A plataforma é instalada em desktops, notebooks e máquinas corporativas. Dessa forma, os usuários podem usar programas, organizar arquivos, navegar na internet e realizar diversas outras tarefas.
O que significa Windows?
O significado de Windows, “janelas” em inglês, se refere diretamente à interface gráfica do sistema da Microsoft. O nome foi escolhido para destacar como o usuário interage com diferentes programas e arquivos, cada um apresentado em sua própria “janela” na tela do computador.

Para que serve o Windows em um PC?
O Windows é um sistema operacional que é a base do funcionamento de um computador. Ele atua como a camada principal que gerencia todos os componentes físicos (hardware) e os programas instalados (software), disponibilizando uma interface gráfica para o usuário interagir com a máquina.
Essa gestão centralizada e a interface visual possibilitam que a pessoa execute qualquer tarefa no PC, como navegar na internet, usar apps de produtividade para trabalho ou estudos, se divertir com jogos ou consumir conteúdo multimídia.
Qual é a história do Windows?
A história do Windows começa como um ambiente gráfico para o sistema operacional MS-DOS da Microsoft. Inspirado em interfaces como a Alto da Xerox e o Macintosh da Apple, Bill Gates decidiu levar a tecnologia para um público mais amplo e a custos menores do que as alternativas disponíveis no início dos anos 1980.
O Windows 1.0 foi anunciado em 1983, mas o lançamento oficial ocorreu apenas em 1985. A primeira versão atuava como uma camada visual sobre o MS-DOS, facilitando a interação com o computador por meio de janelas, ícones e mouse, eliminando a necessidade de digitar linhas de comando.
Ao longo dos anos, o Windows evoluiu com novas versões que aprimoraram a interface e adicionaram mais funcionalidades. O ponto de virada para se tornar um sistema operacional completo e independente do MS-DOS ocorreu com o lançamento do Windows 95, em 1995.
A partir do Windows 95, a plataforma se consolidou como o principal sistema operacional para computadores pessoais em todo o mundo. Cada nova versão trouxe avanços em desempenho, recursos e design, mantendo a Microsoft na liderança do mercado de SO para desktop.

Quem criou o Windows?
O Windows foi criado por uma equipe de engenheiros, desenvolvedores e programadores da Microsoft. Bill Gates e Paul Allen foram as figuras centrais no desenvolvimento inicial do sistema operacional. Atualmente, a Microsoft é a dona do Windows.
Em que ano o Windows foi projetado?
O Windows começou a ser projetado em 1981, inicialmente com o nome de “Interface Manager” (“Gerenciador de Interface”, em tradução livre). A primeira versão do sistema foi anunciada em novembro de 1983, mas lançada para o público em novembro de 1985.
Qual linguagem de programação foi usada para criar o Windows?
As versões iniciais do Windows foram desenvolvidas usando principalmente as linguagens de programação C e Assembly. Atualmente, a Microsoft continua a usar a linguagem C, mas com uma participação significativa de C++ para diversas partes do sistema e suas ferramentas.
Quais versões de Windows foram lançadas pela Microsoft?
Existem 11 versões de Windows:
Versões do Windows | Data de lançamento |
---|---|
Windows 1.0 | 20 de novembro de 1985 |
Windows 2.0 | 9 de dezembro de 1987 |
Windows 3.0 | 22 de maio de 1990 |
Windows 95 | 24 de agosto de 1995 |
Windows 98 | 15 de maio de 1998 |
Windows ME (Millennium Edition) | 17 de fevereiro 2000 |
Windows XP | 25 de outubro de 2001 |
Windows Vista | 30 de janeiro de 2007 |
Windows 7 | 22 de outubro de 2009 |
Windows 8 | 26 de outubro de 2012 |
Windows 10 | 28 de julho de 2015 |
Windows 11 | 5 de outubro de 2021 |
Qual é a linha do tempo da evolução do Windows?
A evolução do Windows começou em 1985 e transformou significativamente como usamos computadores. Veja os principais marcos de cada versão do sistema operacional da Microsoft:
- Windows 1.0 (1985): o primeiro Windows era uma extensão do MS-DOS que substituiu a necessidade de linhas de comando por uma interface gráfica, controlada por mouse e com janelas básicas;
- Windows 2.0 (1987): a segunda versão do Windows trouxe melhorias gráficas, a capacidade de sobrepor janelas e ícones na área de trabalho. Além disso, introduziu os programas Paint, Bloco de Notas, Microsoft Word e Microsoft Excel;
- Windows 3.0 (1990): a plataforma apresentou uma interface gráfica mais colorida, melhor gerenciamento de memória e novas funções multitarefas. Também foi o primeiro grande sucesso comercial da Microsoft, vendendo mais de 10 milhões de cópias;
- Windows 95 (1995): a primeira versão do Windows como um sistema operacional completo unificou o MS-DOS e introduziu o menu “Iniciar” e a barra de tarefas. Além de trazer suporte para Plug and Play;
- Windows 98 (1998): a plataforma foi uma evolução do Windows 95 com melhor suporte a hardware e maior integração com a internet por conta do navegador Explorer 4.01;
- Windows ME (2000): focado no usuário doméstico, o SO buscou aprimorar recursos multimídia e de rede. Embora seja apontado como a versão mais segura já feita pela Microsoft, ela foi amplamente criticada pela instabilidade;
- Windows XP (2001): a versão mais popular do Windows era baseada no núcleo NT mais estável. Trouxe uma interface gráfica nova e colorida e suporte para conexões sem fio;
- Windows Vista (2007): introduziu a interface visual Aero e o Controle de Conta de Usuário, além de ser o primeiro SO da Microsoft a exigir um DVD-ROM para instalação. Contudo, enfrentou diversos problemas de desempenho e compatibilidade;
- Windows 7 (2009): versão melhorada do Vista, trouxe a barra de tarefas redesenhada, melhor desempenho e recursos como Jump Lists e Snap;
- Windows 8 (2012): versão que apresentou uma mudança visual focada em toque, com a interface inspirada em dispositivos móveis e sem o menu ‘Iniciar”. Outro destaque foi a introdução da Windows Store;
- Windows 10 (2015): marcou o retorno do menu “Iniciar” combinando com elementos visuais antigos e novos, buscando unificar a experiência em diversos dispositivos;
- Windows 11 (2021): entrega uma interface visual renovada com o menu “Iniciar” e ícones centralizados por padrão na barra de tarefas. Além de adotar o Microsoft Edge como navegador padrão, apresenta novas funções multitarefas.
Quando o Windows se tornou popular?
O Windows se tornou o principal sistema operacional para PCs com a estreia do Windows 95, em 1995. A plataforma que introduziu novos recursos, como o Menu “Iniciar” e a barra de tarefas, vendeu mais de 40 milhões de cópias no primeiro ano.
A popularidade do Windows foi sendo consolidada ao longo dos anos devido à interface intuitiva e acessível para o público geral combinada com ampla biblioteca de softwares. Além disso, o SO está disponível em computadores de diferentes fabricantes por conta das parcerias estratégicas da Microsoft.
Esses fatores ajudaram o Windows a se tornar o padrão da indústria para a maioria dos usuários de PC. Conforme os dados do Statista, o sistema operacional está presente em 72% dos computadores em todo o mundo no primeiro trimestre de 2025.

É preciso pagar para usar o Windows?
Sim, é preciso ter uma licença paga para usar o Windows de forma legal e com acesso a todos os recursos. Embora o sistema operacional possa vir pré-instalado em computadores novos, cujo custo da licença está incluso no preço do dispositivo, o uso contínuo exige a ativação com uma licença válida.
Qual é a diferença entre Windows e macOS?
O Windows é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, conhecido por ser o mais usado globalmente em PCs de diversas marcas. Sua principal característica é a vasta compatibilidade com uma enorme variedade de hardware e softwares, atendendo o público doméstico e corporativo.
Já o macOS, desenvolvido pela Apple, é o sistema exclusivo para os computadores Mac da própria marca. Ele se destaca por sua interface gráfica mais intuitiva, a integração com o ecossistema de dispositivos e serviços da Apple e foco em segurança e privacidade.
Qual é a diferença entre Linux e Windows?
O Linux é um sistema operacional de código aberto, desenvolvido a partir do kernel criado por Linus Torvalds. Ele se destaca por sua flexibilidade e gratuidade, oferecendo diversas variações conhecidas como distribuições (Ubuntu, Fedora e Debian), que atendem diferentes categorias de usuários com interfaces de linha de comando ou ambientes gráficos.
O Windows é um sistema proprietário criado pela Microsoft, conhecido pela interface gráfica amigável e pela vasta compatibilidade com hardware e software. Isso faz o sistema operacional ser a escolha predominante para a maioria dos usuários domésticos e corporativos que buscam uma experiência padronizada e com amplo suporte.
O Windows é um sistema operacional de código aberto?
Não, o Windows é um sistema operacional proprietário desenvolvido e mantido pela Microsoft. Isso significa que o código-fonte não está disponível para modificações ou redistribuição por usuários e outras entidades, como ocorre com o Linux.
Microsoft Windows: conheça a história do sistema operacional mais popular do PC