
A Motorola apresentou quatro smartphones da sua linha premium nesta quinta-feira (24/04). O Edge 60 começa a ser vendido nesta quinta (24/04) por R$ 3.499. Já Razr 60 Ultra, Razr 60 e Edge 60 Pro não tiveram preços no Brasil anunciados, apenas data de lançamento: 15 de maio.
No visual, há poucas alterações, e fica até difícil distinguir os modelos deste ano dos aparelhos do ano passado. Características já marcantes, como os acabamentos em vegan leather e outros materiais diferenciados estão mantidos. A Motorola parece ter se concentrado mesmo em especificações técnicas, como chips e baterias.

Todos os modelos contam com o conjunto de ferramentas de inteligência artificial generativa Moto AI, que pode resumir notificações, tomar notas, gerar imagens e responder perguntas, entre outras possibilidades.
Razr 60 Ultra é flagship de verdade
Uma das críticas que podiam ser feitas aos modelos Razr Ultra de anos anteriores é que os componentes internos nem sempre pareciam os melhores. O Razr 50 Ultra, por exemplo, usava uma versão mais barata do chip mais avançado da Qualcomm, enquanto o Razr 40 Ultra vinha com um modelo do ano anterior.
No Razr 60 Ultra, isso não acontece: o chip é o Snapdragon 8 Elite, o que há de melhor no portfólio da Qualcomm e está presente em concorrentes. Para acompanhar, são 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento, números que fazem frente até mesmo a um Galaxy S25 Ultra.

Visualmente, há poucas diferenças: a tela externa continua com 4 polegadas, enquanto a interna esticou um 0,1 polegada para chegar a 7. A Motorola destaca o brilho máximo de 4.500 nits.
A capacidade da bateria também recebeu uma atenção especial, passando de 4.000 mAh para 4.700 mAh. O carregamento com fio continua em 68 W, mas o wireless passou de 15 W para 30 W.
Nas câmeras, a Motorola voltou ao esquema anterior e trocou a câmera teleobjetiva por uma ultrawide. Ela, a câmera principal e a de selfies têm 50 MP.

Em termos de durabilidade — que sempre desperta desconfiança, quando se trata de dobráveis — a Motorola passou a usar titânio de qualidade aeroespacial na dobradiça, o que promete melhorar a resistência. Além disso, o Edge 60 Ultra conta com proteção contra água e poeira, no padrão IP48 (o modelo anterior era resistente apenas à água, no padrão IPX8).
O Razr 60 Ultra tem botão dedicado à Moto AI. A inteligência artificial também pode ser ativada com o aparelho fechado, quando as câmeras detectam que o usuário está olhando para o celular.
Edge 60 Pro aposta em bateria grande
O Edge 60 Pro, modelo mais avançado da linha Edge entre os apresentados, tem como principal novidade uma bateria de 6.000 mAh — o Edge 50 Pro, do ano passado, tinha capacidade para para 4.500 mAh.
Mesmo assim, o modelo manteve os 186 g e praticamente as mesmas dimensões da geração passada. Visualmente, o design quase não sofreu alterações, com a tela de 6,7 polegadas e laterais curvas sendo mantida. Assim como no dobrável, o brilho máximo do display é de 4.500 nits.

Por outro lado, o celular novo tem suporte a potências menores de carregamento, ainda que bastante altas: 90 W com fio, 15 W sem fio e 5 W reverso com fio. O Edge 50 Pro, por sua vez, tinha 125 W com fio, 50 W sem fio e 10 W reverso sem fio.
As câmeras também receberam atualização: assim como no Razr 60 Ultra, a principal, a ultrawide e a selfie têm sensores de 50 megapixels. Além delas, há uma câmera com zoom óptico de 3x e sensor de 10 megapixels.

O Edge 60 Pro usa chip Mediatek Dimensity 8350, tem versões com 8 GB ou 12 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento. O modelo conta com botão dedicado para acesso rápido a recursos da Moto AI.
Modelos básicos recebem atualizações
Os Razr 60 e o Edge 60 tiveram mudanças pontuais de hardware em relação aos celulares da geração anterior, especialmente em bateria e brilho da tela.
O Razr 60 tem como novidades bateria maior (4.500 mAh), proteção IP48 contra água e poeira e tela com pico de brilho de 4.500 nits. O chip Mediatek Dimensity 7400X substitui o Dimensity 7300X.

No Edge 60, as principais diferenças estão nas câmeras (com a mesma combinação do modelo Pro), na bateria (5.200 mAh) e no brilho da tela (pico de 4.500 nits). O chip Mediatek Dimensity 7300 substitui o Snapdragon 7 Gen 1.

A linha Edge também tem o modelo Edge 60 Fusion, mais acessível, lançado no começo de abril. Resta saber se haverá um modelo Ultra, como no ano passado.
Motorola renova as linhas Edge 60 e Razr 60; conheça os destaques