Organização do Dia Mundial da Criatividade celebra sucesso do evento em Florianópolis 

Evento global mobilizou mais de 40 mil pessoas em 2025. Na Capital, foram três dias de experiências transformadoras entre 21 e 23 de abril

Florianópolis foi uma das cidades protagonistas do World Creativity Day 2025, evento global que celebra a criatividade. Entre os dias 21 e 23 de abril, a Capital reuniu 124 atividades, que juntas receberam mais de 1200 inscrições. A cidade contou ainda com o apoio de 52 voluntários, 79 inspiradores, 5 anfitriões e 19 patrocinadores e apoiadores.

A programação incluiu exposições, talks, oficinas, rodas de conversa e experiências imersivas, com foco em diversas áreas como arte, inovação, empreendedorismo social, educação e gastronomia criativa. Carol Lopes, líder local do evento, celebrou a potência das conexões criadas ao longo dos três dias:

“Foram dias intensos, cheios de trocas genuínas, encontros improváveis e histórias que nos lembram do poder da criatividade quando ela é colocada a serviço das pessoas. O World Creativity Day em Florianópolis foi mais do que um evento — foi um movimento vivo, que nos conecta com um futuro onde todos podem ser agentes de mudança!, diz.

“Aos poucos fomos construindo, a várias mãos, uma boa curadoria de conteúdo. Foi muito bacana ver a mobilização dos inspiradores e dos voluntários. Esperamos que todos continuem espalhando a mensagem da criatividade”, celebra a co-líder Ana Clara Tripolone, da Ousaria Negócios, mantenedora do evento.

Ravi Resck, designer organizacional com foco em governança e colaboração, que abriu o evento no dia 21 com uma dinâmica criativa, diz que criatividade também é sobre encontrar espaços onde as ideias possam respirar. “Ideias não brotam do nada, elas precisam de um ambiente onde possam germinar. A criatividade pede pausa, respiro e troca. Não é só esforço individual. É uma ecologia de interações onde ou o ambiente nutre, ou a ideia murcha”, diz.

Para Nara Guichon, artista têxtil que foi um dos destaques da programação e trabalha com sustentabilidade, a criatividade pode ainda se beneficiar de momentos de crise.

“As pessoas se tornam muito mais criativas quando têm pouco. Nas crises, corremos atrás de soluções e criamos, mesmo com poucos recursos”, opina. 

Eluana Mello, estrategista de comunicação e entusiasta da criatividade como forma de comunicar, que apresentou uma palestra sobre comunicação e letramento midiático, trouxe uma reflexão sobre o impacto coletivo da criatividade:

“Apesar de ser uma das habilidades mais valorizadas no mundo, a criatividade enfrenta o desafio de um ambiente digital moldado por algoritmos, que limita perspectivas e silencia o pensamento divergente. Por isso, eventos como o World Creativity Day são essenciais para fomentar a pluralidade de visões e das diversas formas de criar”, comenta.

Ao todo, o World Creativity Day mobilizou mais de 40 mil pessoas ao redor do mundo em centenas de cidades, promovendo a criatividade como motor de mudança positiva. Em Florianópolis, a edição deste ano foi organizada pela BPART e pela Ousaria Negócios, empresas com atuação em projetos de inovação, metodologias colaborativas e desenvolvimento de ecossistemas criativos. A All Press Comunicação foi parceira oficial do evento, responsável pela divulgação junto à imprensa 

O post Organização do Dia Mundial da Criatividade celebra sucesso do evento em Florianópolis  apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.