Evento global mobilizou mais de 40 mil pessoas em 2025. Na Capital, foram três dias de experiências transformadoras entre 21 e 23 de abril
Florianópolis foi uma das cidades protagonistas do World Creativity Day 2025, evento global que celebra a criatividade. Entre os dias 21 e 23 de abril, a Capital reuniu 124 atividades, que juntas receberam mais de 1200 inscrições. A cidade contou ainda com o apoio de 52 voluntários, 79 inspiradores, 5 anfitriões e 19 patrocinadores e apoiadores.
A programação incluiu exposições, talks, oficinas, rodas de conversa e experiências imersivas, com foco em diversas áreas como arte, inovação, empreendedorismo social, educação e gastronomia criativa. Carol Lopes, líder local do evento, celebrou a potência das conexões criadas ao longo dos três dias:
“Foram dias intensos, cheios de trocas genuínas, encontros improváveis e histórias que nos lembram do poder da criatividade quando ela é colocada a serviço das pessoas. O World Creativity Day em Florianópolis foi mais do que um evento — foi um movimento vivo, que nos conecta com um futuro onde todos podem ser agentes de mudança!, diz.
“Aos poucos fomos construindo, a várias mãos, uma boa curadoria de conteúdo. Foi muito bacana ver a mobilização dos inspiradores e dos voluntários. Esperamos que todos continuem espalhando a mensagem da criatividade”, celebra a co-líder Ana Clara Tripolone, da Ousaria Negócios, mantenedora do evento.
Ravi Resck, designer organizacional com foco em governança e colaboração, que abriu o evento no dia 21 com uma dinâmica criativa, diz que criatividade também é sobre encontrar espaços onde as ideias possam respirar. “Ideias não brotam do nada, elas precisam de um ambiente onde possam germinar. A criatividade pede pausa, respiro e troca. Não é só esforço individual. É uma ecologia de interações onde ou o ambiente nutre, ou a ideia murcha”, diz.
Para Nara Guichon, artista têxtil que foi um dos destaques da programação e trabalha com sustentabilidade, a criatividade pode ainda se beneficiar de momentos de crise.
“As pessoas se tornam muito mais criativas quando têm pouco. Nas crises, corremos atrás de soluções e criamos, mesmo com poucos recursos”, opina.
Eluana Mello, estrategista de comunicação e entusiasta da criatividade como forma de comunicar, que apresentou uma palestra sobre comunicação e letramento midiático, trouxe uma reflexão sobre o impacto coletivo da criatividade:
“Apesar de ser uma das habilidades mais valorizadas no mundo, a criatividade enfrenta o desafio de um ambiente digital moldado por algoritmos, que limita perspectivas e silencia o pensamento divergente. Por isso, eventos como o World Creativity Day são essenciais para fomentar a pluralidade de visões e das diversas formas de criar”, comenta.
Ao todo, o World Creativity Day mobilizou mais de 40 mil pessoas ao redor do mundo em centenas de cidades, promovendo a criatividade como motor de mudança positiva. Em Florianópolis, a edição deste ano foi organizada pela BPART e pela Ousaria Negócios, empresas com atuação em projetos de inovação, metodologias colaborativas e desenvolvimento de ecossistemas criativos. A All Press Comunicação foi parceira oficial do evento, responsável pela divulgação junto à imprensa
O post Organização do Dia Mundial da Criatividade celebra sucesso do evento em Florianópolis apareceu primeiro em Deolhonailha.