Patrícia Cassese
Nem poderia ser diferente. A abertura oficial da Escola de Choro de Belo Horizonte se dará… com uma roda de choro, naturalmente aberta ao público. E a data está próxima: dia 26 de abril, às 11h, no Centro Esportivo e Cultural da ABESC, no Horto. Lá também é a onde os nomes à frente da iniciativa vão ministrar aulas – que, diga-se, serão gratuitas. As disciplinas? Violão de 7 cordas, cavaquinho, pandeiro e instrumentos solistas (flauta, saxofone, bandolim, entre outros), além de práticas em conjunto. Os professores são profissionais renomados da cena do choro mineiro: André Milagres (7 cordas), Marcelo Pereira (instrumentos solistas), Pablo Dias (Cavaquinho) e Sandra Leão (Pandeiro).
O projeto, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tem como objetivo fomentar a formação de novos músicos e manter viva a riqueza do Choro. Vale lembrar que o gênero que foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Interesse crescente
Ao Culturadoria, André Milagres falou sobre a iniciativa. “O choro em BH vem ganhando cada vez mais força. Isso é notório! Assim, temos rodas de choro todos os dias na cidade, bem como matérias relacionadas ao gênero tanto na UEMG como na UFMG. Acredito que tudo isso desperta cada vez mais o interesse e a vontade das pessoas em tocar choro, em participar das rodas. A Escola de Choro BH pretende ajudar nessa tarefa de difundir o estilo e também a preparar as pessoas para tocarem nas rodas da cidade”, explana.
De acordo com Milagres, o projeto prevê 40 vagas neste primeiro momento. “Mas a expectativa é a de que possamos cada vez mais ampliar as atividades, promovendo também trocas com chorões e choronas de outras cidades. Do mesmo modo, realizando apresentações, ampliando o número de vagas etc”.
Serviço
O quê: Aulas gratuitas na Escola de Choro de Belo Horizonte
Aulas oferecidas: Violão de 7 cordas, cavaquinho, pandeiro, instrumento solista e prática em conjunto.
Inscrições: Gratuitas, abertas ao público em geral, via formulário online (acesso pelo instagram @escoladechorobh ou pessoalmente na ABESC (rua Michel Echenique, 322, Horto)
Evento de Estreia: Roda de Choro Aberta – Sábado, 26/04, às 11h, Rua Michel Echenique, 322, Horto. Acesso Gratuito. Informações pelo whatsapp (31) 97126-2915.
The post Escola de Choro de Belo Horizonte abre suas portas appeared first on Culturadoria.