
Aravind Srinivas, CEO da Perplexity AI, foi sincero sobre o motivo da empresa desenvolver um navegador: rastrear os usuários e vender anúncios hiperpersonalizados. O browser da empresa foi anunciado em fevereiro e segue indisponível ao público. A proposta do Comet, nome do navegador, é ser um serviço no qual a IA estará mais integrada à usabilidade e à experiência do usuário.
Coincidência ou não (eu digo que não), um dos executivos da Perplexity revelou nesta semana que a empresa teria interesse em comprar o Chrome — caso o Google seja obrigado a vender o navegador. A OpenAI é outra empresa de IA que confirmou o interesse no browser da big tech. Se a Justiça americana forçar a venda do Chrome, veremos uma Corrida Maluca pelo aplicativo.
Por que a Perplexity AI quer lançar um navegador?
Nas palavras do próprio CEO da empresa, a Perplexity quer pegar dados fora do app de IA porque o que é coletado não é o bastante para entender o usuário. É necessário um navegador para acompanhar todo o hábito de uso dos seus consumidores.

Srinivas explica que a maioria dos prompts na inteligência artificial da empresa está relacionado ao trabalho. Assim, a Perplexity não consegue rastrear o perfil pessoal dos usuários. Srinivas diz que a companhia quer saber os produtos que as pessoas estão comprando, seus restaurantes favoritos, entre outras coisas.
Basicamente todo navegador faz isso com você, mas não com um agente de IA capaz de realizar tarefas por você. Srinivas também foi sincero, mas em um período em que a privacidade digital é mais debatida e combatida com leis (no Brasil temos a LGPD, na Europa a DSA e GDPR) a fala pode ser um sincericídio.
Bem, se estamos debatendo mais sobre o assunto e as pessoas estão mais preocupadas com seus dados, por que Srinivas revelou o plano do Comet? Porque ele acredita que as pessoas vão gostar de receber anúncios hiperpersonalizados, que em teoria serão mais relevantes aos usuários.
CEO revela mais um motivo do interesse no Chrome

Dmitry Shevelenko, um dos diretores da Perplexity, não disse o motivo pelo qual a empresa tem interesse no Chrome. A principal razão é a visão da companhia de que a OpenAI, sua rival, poderia fechar o projeto open-source do Chromium.
Mas o que ficou nas entrelinhas é o lucro que o Chrome, desenvolvido pelo Google pensando em fortalecer o negócio de anúncios, pode trazer para o novo comprador. Ao integrar um agente de IA, a proposta do Comet, você tem uma ferramenta que vai te ajudar a consumir mais, capaz de buscar sozinho ofertas em hotéis, comprar passagens e reservar uma mesa em um restaurante.
Com informações de TechCrunch
Navegador da Perplexity vai rastrear tudo que você faz