Greve de fome? Como bolsonaristas vão pressionar Hugo Motta por anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Marina Ramos/Agência Câmara

O PL criou um plano para pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar a votação da urgência do projeto que anistia golpistas no plenário. O chefe da Casa conseguiu apoio de líderes partidários para travar a tramitação da proposta.

Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, afirmou que a sigla tem “várias doses de remédio” para pressionar Motta. Ele diz que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem feito o chefe da Casa não pautar o projeto da anistia.

“Vou conversar com o presidente Hugo Motta para sentir o tamanho da enfermidade que ele está passando. Vamos aplicar a dose exata para remediar essa questão, nem mais e nem menos”, afirmou à coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

O partido, que tem a maior bancada da Câmara, já iniciou a obstrução das votações na Casa e o próximo passo é pressionar Motta diretamente nas redes. Outra estratégia é seguir o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e fazer uma greve de fome no plenário, com familiares de presos pelo ataque de 8 de janeiro.

“Eu estou segurando a bancada toda que quer partir para cima do Hugo Motta nas redes sociais. Também estou administrando parlamentares e familiares de presos que querem fazer greve de fome no plenário da Câmara até destravar a votação da anistia. Eu tô segurando isso pro remédio não virar veneno”, prosseguiu Sóstenes.

O líder do PL na Cãmara, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ). Foto: Kayo Magalhães/Agência Câmara

O bolsonarista ainda ameaça romper um acordo firmado entre os líderes partidários e Motta, que prevê que 30% das emendas de comissão fiquem com o PL e os outros 70% sejam distribuídos às outras siglas. Segundo ele, seu partido tem direito a cerca de R$ 6,5 bilhões.

“Se for preciso uma medida extrema, vamos desrespeitar esse acordo e passar a gerenciar 100% do valor das emendas das comissão que presidimos, dividindo o montante entre os deputados que votaram pela urgência da anistia”, ameaça Sóstenes.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.