O curta-metragem Berço das Águas, dirigido por Bell Bandeira e Wagner F. Tavares “Giga”, será lançado na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, com sessões gratuitas em três horários e locais diferentes na cidade de Jaraguá do Sul (SC). O evento de estreia contará também com o workshop “A Arte pela Arte”, uma vivência voltada à reflexão sobre o fazer artístico e o processo criativo a partir de referências e modelos já existentes. Toda a programação é aberta ao público e gratuita.
O curta experimental mergulha nas paisagens e memórias da bacia hidrográfica e da linha férrea da região do Vale do Itapocu, destacando a convivência entre os trilhos e os rios que cortam Jaraguá do Sul – que se cruzam e nunca se encontram. A obra propõe uma leitura crítica sobre liberdade, opressão, progresso e retrocesso, bem como convida o público à valorização da diversidade e do meio ambiente. A trilha sonora original foi composta pelo músico instrumentista Jean Boca, natural de Jaraguá do Sul.

O lançamento de Berço das Águas terá três sessões gratuitas na segunda-feira, dia 28 de abril: às 8h30 no CAPS-AD, localizado na rua João Picolli, nº 488, no Centro; às 14h na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, na avenida Getúlio Vargas, nº 245, também no Centro; e novamente às 19h na Biblioteca Pública da cidade. A intenção é proporcionar ao público diferentes oportunidades para assistir ao curta.
Além das exibições, a comunidade poderá participar do workshop de contrapartida cultural “A Arte pela Arte”, em que os realizadores compartilham bastidores, processos e inspirações que deram origem ao curta-metragem. “Acreditamos no poder da arte como espelho e transformação. Berço das Águas é mais do que um filme, é um convite sensível à escuta dos territórios e daquilo que corre no entorno da cidade: suas águas, histórias e resistências”, avalia Bell Bandeira, idealizadora e diretora da obra.
O projeto foi realizado com incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo – Audiovisual, por meio do Edital de Chamamento 8.2023-Secel da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal. A execução é da A Braço Arte e Educação e Bell Bandeira Produções, com apoio da Giga Filmes.
Sinopse:
Berço das Águas é um curta-metragem experimental inspirado na bacia hidrográfica e na linha férrea do Vale do Itapocu, com enfoque nos rios e trilhos de Jaraguá do Sul. Com base em registros locais, imagens de domínio público, composições de vídeo-arte analógica e trilha sonora original, o filme cria um arranjo poético que contrasta liberdade e opressão. Cenas que antes celebravam o progresso agora revelam traços de decadência. A obra buscar provocar ainda uma reflexão para o respeito e cuidado com a diversidade, preservação da natureza, justiça social e econômica, integridade ecológica, democracia, não violência e paz.
Ficha técnica:
Idealização, Argumento, Pesquisa Histórica, Direção e Roteiro: Bell Bandeira
Direção de Fotografia, Captação de Imagens, Criação Analógica, Roteiro e Edição: Wagner F. Tavares “Giga”
Produção Executiva: A Braço Arte e Educação e Pequeninus
Narradora: Bell Bandeira
Trilha Sonora Original: Jean Boca
Gravação e Produção de Áudio: Café Maestro Produções
Após o lançamento, o curta estará disponível no canal do YouTube. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Instagram.
O conteúdo Curta-metragem Berço das Águas estreia em Jaraguá do Sul aparece primeiro em Hallo Magazine.