OpenAI lança 1800-ChatGPT e quer popularizar IA via WhatsApp

No Web Summit Rio 2025, Nicolas Robinson Andrade, Head of Global Affairs para América Latina e Caribe da OpenAI, anunciou o lançamento do 1800-ChatGPT, uma nova iniciativa que integra o ChatGPT ao WhatsApp, facilitando o acesso à inteligência artificial. “Estamos lançando o 1800-ChatGPT, que possibilita que o GPT seja usado pelo WhatsApp, mostrando que ele pode ser democratizado para toda a população”, afirmou.

Leia também: Nvidia aposta em agentes de inteligência artificial e não quer ser “apenas GPU”
Durante a palestra “LatAm AI”, Andrade destacou o papel estratégico da América Latina no futuro da IA. Segundo ele, a região é historicamente conhecida por adotar novas tecnologias rapidamente — e com a inteligência artificial não está sendo diferente. “LatAm é uma região conhecida por ser um early adopter e com GPT não é diferente”, observou.

Favela GPT e inclusão digital

Um dos exemplos mais impactantes apresentados foi o projeto Favela GPT, que beneficia 13 comunidades do Rio de Janeiro, oferecendo educação gratuita sobre o uso de IA. “Famílias de diversos contextos aprendam gratuitamente sobre como usar IA em suas vidas”, explicou Andrade, reforçando o compromisso da OpenAI com a inclusão digital.

Leia também: TikTok quer ser alternativa autêntica e personalizada em tempos de IA
Combate a vieses e expansão linguística

Outro ponto abordado foi o esforço contínuo para tornar os modelos de linguagem mais diversos e justos. “No pós-treinamento dos nossos modelos, nós aumentamos a diversidade de conhecimento e de respostas possíveis para não ser influenciado por viés de uma comunidade específica”, relatou. Andrade reconheceu, no entanto, que ainda há desafios, especialmente no suporte a diferentes idiomas. “GPT ainda tem grandes desafios para se aprimorar em algumas linguagens. Por isso isso precisa ser aplicado nas mais diversas comunidades”, disse.

IA como ferramenta de ampliação de capacidades humanas

Sobre o impacto da IA no mercado de trabalho, Andrade foi enfático: “Nossos trabalhos foram facilitados pela IA, mas empregos não foram perdidos. Aviões já poderiam voar sozinhos, mas ainda são necessários o piloto e copiloto para voarem”. Para ele, o momento atual pode ser comparado à introdução da calculadora: “Vejo nosso momento comparado com o surgimento da calculadora. Todos já assumem que ela é usada, mas humanos continuam descobrindo coisas incríveis na matemática”.

Tendências: queda nos custos e crescimento de agentes de IA

Para o futuro, o executivo prevê a popularização dos agentes de IA no dia a dia, impulsionada por uma significativa redução dos custos. “O que vem por aí na OpenAI? Os custos da API devem cair drasticamente e a gente deve ver uma adoção de agentes de IA cada vez maior. Não estamos apenas ajudando a economizar uma ou duas horas por dia, estamos possibilitando que tarefas nunca imaginadas sejam realizadas”, concluiu.

The post OpenAI lança 1800-ChatGPT e quer popularizar IA via WhatsApp appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.