
A campanha de vacinação contra a Influenza foi ampliada em Minas Gerais para toda a população com idade acima de 6 meses. A medida da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi oficializada no último sábado (26), com a publicação da Deliberação CIB-SUS/MG 5.185/2025 no Jornal Minas Gerais, e já está em vigor em todo o estado, inclusive em Juiz de Fora.
O objetivo da iniciativa, segundo o Governo, é fortalecer a estratégia de prevenção à influenza em um período de maior circulação de vírus respiratórios, como destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
“Estamos no outono, época do ano em que há aumento na transmissão de vírus respiratórios. Como a vacinação é a melhor forma de evitar casos de influenza, decidimos ampliar o público-alvo para proteger ainda mais a população”, afirma Eduardo Prosdocimi”.
O subsecretário reforça o chamado para que os mineiros se imunizem. “Procurem a unidade básica de saúde ou os vacimóveis mais próximos e atualizem a caderneta vacinal”, convoca. Em Juiz de Fora, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de saúde (UBSs).
A reportagem demandou a SES-MG e a Prefeitura de Juiz de Fora para mais informações sobre a medida, como chegada de novas doses e quantidade de pessoas vacinadas até o momento, e aguarda o retorno.
Diretrizes para a estratégia
A Deliberação CIB-SUS/MG 5.185/2025 e a Resolução SES/MG 10.094/2025 estabelecem diretrizes para que os municípios organizem a estratégia de vacinação, incluindo ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação, inclusive durante finais de semana e horário de almoço; criação de postos volantes em locais estratégicos; garantia de insumos e profissionais qualificados para a aplicação das doses; e registro mais rápido possível das doses aplicadas para evitar falta de atendimento à população.
De acordo com Eduardo Prosdocimi, foram aprovadas também recomendações para que os municípios adotem ações direcionadas a populações vulneráveis.
“Nesse sentido, medidas específicas voltadas a comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade se revelam como ações muito importantes para a prevenção. Recomendamos também, de forma geral, que sejam aproveitadas oportunidades como as consultas ou outros atendimentos na unidade de saúde para verificar a situação vacinal da população”, aponta.
O ato normativo ressalta que a disponibilidade de doses está condicionada ao repasse do Ministério da Saúde.
O post Estado amplia vacinação contra gripe para população acima de seis meses apareceu primeiro em Tribuna de Minas.