
PEQUIM (Reuters) – A China reafirmou seu argumento de que a Covid-19 pode ter se originado nos Estados Unidos em um documento sobre sua resposta à pandemia divulgado na quarta-feira, depois que o governo do presidente Donald Trump culpou um vazamento de laboratório na China.
A Casa Branca lançou um site sobre a Covid-19 em 18 de abril, no qual afirmou que o coronavírus veio de um vazamento de laboratório na China, ao mesmo tempo em que criticou o ex-presidente Joe Biden, a ex-autoridade de saúde dos EUA Anthony Fauci e a Organização Mundial da Saúde.
No documento, divulgado pela agência oficial de notícias Xinhua, a China acusou os EUA de politizar a questão das origens da Covid-19. Citou um processo no Missouri que resultou em uma decisão de US$24 bilhões contra a China por acumular equipamentos médicos de proteção e encobrir o surto.

Kremlin: Putin está aberto a paz na Ucrânia, mas alerta contra pressa para acordo
O presidente dos EUA, Donald Trump, que diz que quer ser lembrado como um pacificador, tem dito repetidamente que quer acabar com o “banho de sangue” da guerra

“Estamos melhores agora”, diz Trump em comício de 100 dias, com popularidade em queda
Ele também renovou suas críticas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e repetiu os apelos para que o Congresso reduza os impostos
A China compartilhou informações relevantes com a OMS e a comunidade internacional em tempo hábil, segundo o documento, enfatizando que um estudo conjunto da OMS e da China concluiu que um vazamento de laboratório era “extremamente improvável”.
Os EUA não deveriam continuar a “fingir que são surdos e mudos”, mas deveriam responder às preocupações legítimas da comunidade internacional, disse o documento.
“Evidências substanciais sugerem que a Covid-19 pode ter surgido nos Estados Unidos antes do cronograma oficialmente declarado e antes do surto na China”, informou o documento.
Em janeiro, a CIA afirmou que era mais provável que a pandemia tivesse surgido em um laboratório na China do que na natureza, depois de a agência ter dito durante anos que não poderia chegar a uma conclusão sobre o assunto. A agência disse que tinha “baixa confiança” em sua nova avaliação e observou que tanto a origem laboratorial quanto a origem natural continuam plausíveis.
The post China sugere que Covid-19 teve origem nos EUA em resposta a alegação de Trump appeared first on InfoMoney.