Santander ainda mira rentabilidade de 20%, mas não espera ‘salto’ em 2025

O tema recorrente de recuperação de rentabilidade do Santander Brasil (SANB11) voltou a ser pautado na coletiva de imprensa sobre os resultados do banco no primeiro trimestre de 2025. O CEO Mario Leão segue firme no argumento de que a instituição financeiro “não vai dar cavalo de pau” em sua estratégia e voltou a dizer que o mercado não deve esperar por um grande salto em 2025.

“O ano passado, na verdade, foi um ano de recuperação bem material de lucro e lucratividade. Então é improvável que a gente tenha um ‘delta’ de lucratividade compatível com o que foi 2024 e 2023”, afirmou.

O retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROAE) do Santander Brasil foi de 17,4% no primeiro trimestre do ano, alta de 3,3 pontos percentuais na comparação ano a ano.

“O que a gente mostra e deixa a gestão bastante contente é que a gente conseguiu manter, no primeiro trimestre, um patamar de lucro e rentabilidade conforme terminamos o ano passado. A gente vai continuar buscar evoluindo? Claro que sim. A gente vai ter um grande salto em 2025? Não”, disse Leão.

Leia mais:

“O que a gente tá fazendo agora é a lapidação da nossa estratégia com base em uma visão de médio prazo de que fica cada vez mais perto, não de muitos, mas alguns poucos anos à frente, para a gente buscar a rentabilidade de 20% ou mais, que não é o objetivo final”, continuou.

O executivo diz que a ambição do banco é chegar a esse patamar de rentabilidade com lucro maio. “É uma arte que estamos trabalhando nessa linha: ser mais rentável primeiro, ser maior logo depois. Mas não quero abrir mão de tamanho só para ser mais rentável”, afirmou.

Mario Leão, CEO do Santander Brasil (Crédito: Divulgação)

Leão diz que 2025 será um ano de transição, com um cenário macroeconômico muito mais complexo. “O juro médio desse ano vai ser mais alto do que o do ano passado, a inflação média também. Isso tem efeito em crescimento, óbvio, e em dinâmica de portfólio, na capacidade das pessoas pagarem suas dívidas, consumirem, capacidade das empresas pagarem suas dívidas com juros que não param de subir”, afirma.

O Santander Brasil reportou lucro líquido gerencial de R$ 3,861 bilhões no primeiro trimestre de 2025, montante 27,8% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2024 e 0,2% acima do quarto trimestre de 2024. Já o lucro societário foi de R$ 3,778 bilhões, o que representa um crescimento de 28,7% na comparação ano a ano.

The post Santander ainda mira rentabilidade de 20%, mas não espera ‘salto’ em 2025 appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.