“Dane-se a anistia”: fala do marqueteiro do PL provoca irritação nos bolsonaristas

Duda Lima: marqueteiro do PL afirmou em entrevista que “o povo nem sabe o que é anistia”. Foto: Reprodução

A situação ficou tensa dentro do PL após uma entrevista do marqueteiro do partido, Duda Lima. O ponto de discórdia foi uma declaração dada ao Globo, na qual ele afirmou que “o povo nem sabe o que é anistia” e que o que realmente influenciará as eleições de 2026 será a melhoria das condições de vida com o governo Lula (PT).

A declaração sobre o desconhecimento da anistia foi vista como um “grande erro”, uma vez que a medida se tornou a principal bandeira do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

“Na boa, dane-se a anistia, as pessoas querem trabalho, querem saber o que vem pela frente no futuro, e não de olhar para o passado. As pessoas que apoiam a anistia já sabem em quem vão votar, as pessoas que não apoiam anistia já sabem em quem vão votar, e boa parte do pessoal restante infelizmente nem sabe o significado da palavra anistia”, disse o marqueteiro na entrevista.

A fala não foi bem recebida por diversos membros do PL, inclusive pelo líder do partido, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), um dos principais defensores da proposta de anistia no Congresso.

Cavalcante afirmou que “o marqueteiro errou. Ficou péssimo. Não tinha necessidade de usar essa frase”. No entanto, após as críticas, o bolsonarista amenizou o tom e explicou que Lima provavelmente não tinha visto uma pesquisa recente que indicava que a maioria dos brasileiros tem conhecimento sobre o tema da anistia.

Com bate-boca e hinos religiosos, deputado Sóstenes Cavalcante assume Frente Parlamentar Evangélica - Folha PE
Sóstenes Cavalcante (RJ): deputado afirmou que o “marqueteiro errou” ao falar sobre a anistia. Foto: Reprodução

O entorno de Bolsonaro também demonstrou descontentamento com a manifestação de Duda Lima. O marqueteiro foi uma figura-chave na campanha de 2022 do PL e é muito próximo do presidente do partido, Valdemar Costa Neto.

A principal queixa foi que a fala de Lima transmitiu a impressão de que a anistia não seria tratada com seriedade, nem mesmo dentro do partido.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.