IGP-DI sobe 0,72% em abril, após três meses de deflação, diz FGV

Caminhão em mina de minério de ferro da Fortescue na Austrália

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,72% em abril, encerrando assim um período de três meses seguidos de queda, informou nesta quarta-feira (8) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No acumulado do ano, o indicador ainda mostra deflação de -0,26% e, em 12 meses, de -2,32%.

A inflação em abril ficou dentro do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previa exatamente alta de 0,72% ante março.

Em abril de 2023, o índice tinha registrado queda de 1,01% no mês e acumulava retração de -2,57% em 12 meses, por conta do forte recuo nos preços das commodities na época.

Em abril de 2024, o que puxou o IGP-DI também foram os preços ao produtor, que subiram 0,84%, ante queda de 0,50% em março.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV, nesta apuração, o índice ao produtor mostrou aceleração nos preços de commodities importantes, como soja, café e minério de ferro, sendo a primeira, a principal responsável pelo aumento da taxa do IPA.

“No âmbito do consumidor, os destaques foram gasolina e alimentos in natura, especialmente mamão e tomate. Por fim, no INCC, a principal contribuição veio da mão de obra, que registrou um avanço de 0,81% em abril e acumula alta de 7,15% nos últimos 12 meses”, disse Braz em nota.

The post IGP-DI sobe 0,72% em abril, após três meses de deflação, diz FGV appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.