Elon Musk doa terminais da Starlink para ajudar resgates no RS

Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O empresário Elon Musk anunciou que vai doar 1 mil terminais da Starlink para equipes de resgate e resposta a emergências no Rio Grande do Sul. Além disso, o uso de todos os terminais na região será gratuito até que a região se recupere.

Musk informou a doação na rede social X (antigo Twitter), respondendo a um vídeo da modelo Gisele Bündchen. “Espero o melhor para o povo do Brasil”, completou o empreendedor.

A Starlink é uma empresa de internet via satélite, subsidiária da companhia aeroespacial SpaceX, fundada por Musk. A principal vantagem do serviço é levar conectividade para áreas com pouca ou nenhuma cobertura de antenas terrestres.

Para usar a Starlink, é necessário um kit de instalação, que se conecta à constelação de satélites. O equipamento normalmente custa R$ 2 mil, com uma mensalidade de R$ 184.

Claro, TIM e Vivo liberaram internet e roaming

Além das perdas de vidas e destruição, as enchentes no Rio Grande do Sul afetam também a conectividade. No domingo (5 de maio), Claro, TIM e Vivo liberaram o uso gratuito da rede, mesmo para usuários de planos pré-pagos sem créditos.

As teles também liberaram o roaming para ampliar a cobertura. Isso significa que clientes de uma operadora usar a rede das outras. A possibilidade é importante em locais onde estruturas foram danificadas e deixaram de funcionar. Assim, mesmo que apenas uma operadora esteja funcionando, será possível fazer ligações e usar a internet.

Para ativar o roaming, siga estes passos:

  • Android (Samsung): vá em Config → Conexões → Redes Móveis → ative a opção de Dados em Roaming.
  • iPhone (iOS): acesse Ajustes → Celular → selecione seu SIM card → marque a opção de Roaming de Dados.

Elon Musk doa terminais da Starlink para ajudar resgates no RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.