Ibovespa Futuro opera com leve baixa, com atenção ao noticiário político

B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Germano Lüders/InfoMoney)

O Ibovespa Futuro opera em baixa nesta quarta-feira (13), em dia de agenda de indicadores esvaziada tanto aqui quanto no exterior. Com isso, o ambiente fiscal segue sendo o principal direcionador para a curva de juros futuras e, por consequência para os demais ativos de riscos.

A Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais convidou representantes de municípios para uma reunião nesta quarta-feira, 13, no fim da tarde. O objetivo é discutir a proposta do governo para desonerar a folha de pagamento dos municípios.

Enquanto isso, o presidente Lula participa de Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião com com Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, para tratar da dívida do Estado.

Na frente corporativa, depois do fechamento do mercado, saem os resultados de Eletrobras (ELET3) e Hypera (HYPE3). Já a Vale (VALE3) deve ficar no radar depois que o ex-conselheiro José Luciano Duarte Penido afirmou em carta de renúncia ao presidente do conselho da empresa que o processo de sucessão do CEO na mineradora foi conduzido de maneira manipulada e teve influência política.

Às 9h13 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em abril operava com queda de 0,21%, aos 128.645 pontos.

Em Wall Street, índices futuros dos EUA operam mistos, após fortes ganhos na véspera, quando o S&P 500 fechou em uma alta recorde após dados de inflação ao consumidor dentro do esperado.

No noticiário político americano, Joe Biden e Donald Trump alcançaram o número de delegados necessários para concorrer às eleições pelos partidos Democrata e Republicano, respectivamente. Desta forma, os dois repetirão a disputa pela Casa Branca de 2020.

Nesta manhã, o Dow Jones Futuro subia 0,09%, S&P Futuro avançava 0,10% e Nasdaq Futuro registrava baixa de 0,10%.

Dólar e mercado externo

O dólar comercial opera com baixa de 0,11%, cotado a R$ 4,969 na compra e R$ 4,970 na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) caía 0,02%, indo aos 4.972 pontos.

No mercado de juros, os contratos futuros operam em alta. O DIF25 opera com alta de 0,01 pp, a 9,85%; DIF26, +0,03 pp, a 9,68%; a DIF27, +0,03 pp, a 9,91%; DIF28, +0,02 pp, a 10,20%; DIF29 +0,02 pp, a 10,40%.

As cotações do petróleo sobem devido às expectativas de uma forte procura global, incluindo no maior consumidor mundial, os Estados Unidos.

As cotações do minério de ferro na China fecharam novamente em baixa, com temores renovados sobre a crise imobiliária chinesa.

Os mercados da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quarta-feira, com ações na China pressionadas por renovadas preocupações sobre a crise imobiliária local e as de Tóquio estendendo perdas em meio à especulação sobre eventual aperto da política monetária japonesa.

Na China continental, o índice Shangai Composto recuou 0,40%, a 3.043,83 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve modesta baixa de 0,11%, a 1.768,56 pontos. Relatos sobre um declínio nas vendas de novas moradias na semana passada, após uma breve recuperação na esteira do feriado do ano novo lunar, e de que a Country Garden falhou no pagamento de um cupom de bônus em yuans ontem (12) pesaram em ações do setor imobiliário: Poly Developments & Holdings Group e China Vanke caíram 2,9% e 3,1%, respectivamente.

Os mercados europeus operam com alta, enquanto investidores digerem o último relatório de inflação dos EUA e os números do produto interno bruto do Reino Unido. O produto interno bruto (PIB) britânico teve uma subida mensal de 0,2% em janeiro, correspondendo às expectativas dos analistas, revelou o Gabinete de Estatísticas Nacionais (ONS) do país no seu relatório publicado quarta-feira. Já no euro, a produção industrial em janeiro caiu 3,2% em relação ao mês anterior, baixa acima do esperado (-1,5% segundo pesquisa Reuters).

The post Ibovespa Futuro opera com leve baixa, com atenção ao noticiário político appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.