Canjerê Mulher convida Coletivo Negras Autoras com show gratuito

O show do coletivo no dia 16 de março abre o calendário 2024 de eventos do Projeto Canjerê, promover a arte e cultura negra em Belo Horizonte

Com a proposta de promover a arte e a cultura negra na capital mineira, o Instituto Cultural Casarão das Artes Negras abre o calendário do Projeto Canjerê 2024. Primeiramente, a atração será o Canjerê Mulher, que apresenta, neste ano, o show do coletivo Negras Autoras no mês de celebração da luta pelo direito das mulheres. ??Assim, o espetáculo é composto por canções e textos autorais com uma dramaturgia pautada na palavra, no corpo e na sonoridade. Desse modo, criando um ambiente dos tambores, patangomes, pandeiros e atabaques que descreve o percurso e o posicionamento da mulher negra ativa na sociedade contemporânea.

O projeto

Realizado desde 2016, o Canjerê Mulher convida, no mês da Mulher, artistas negras que têm dado importantes contribuições para o cenário artístico em Belo Horizonte. Ou seja, em campos diversos, como a música, a literatura e o teatro. Neste ano, as convidadas são do coletivo Negras Autoras, que nasceu em 2014. A iniciativa reúne multi-artistas negras e visa fortalecer o protagonismo de mulheres que já vinham de outras trajetórias na música. Formado por Júlia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho, o trio vivencia uma sintonia artística para descrever percursos e posicionamentos das mulheres negras na sociedade. 

A estreia do Negras Autoras nos palcos se deu em 2015 com o espetáculo “NEGRA”, no qual assinaram toda a produção. Do mesmo modo, o segundo espetáculo, “ERAS”, estreou em 2017, com direção de Grace Passô. Tal qual, preparação vocal de Fabiana Cozza. Assim, as canções dos dois espetáculos dão vida ao primeiro álbum e livro do coletivo, fruto de um processo gradual de construção. Os trabalhos do Coletivo que agora dá início ao Canjerê Mulher versam primeiramente sobre a ancestralidade, abarcando, pois, as questões históricas e os reflexos contemporâneo delas, vividas por mulheres negras.

Dessa forma, o coletivo materializa a força da mulher negra como sujeitas da narrativa, ao construírem e contarem a própria história.

Agenda

O show abre a agenda de atividades do Projeto Canjerê em 2024, que contará com mais três encontros ao longo do ano. Ações que resgatam costumes tradicionais da cultura negra, bem como celebram as diferentes formas de vida das pessoas negras.

Sendo assim, a curadora do Projeto Canjerê, Rosália Diogo, celebra a tradição de abrir a agenda de trabalho no mês em que marca a luta internacional pela igualdade de gênero. “Desse modo, fortalecermos as iniciativas culturais de mulheres negras, reconhecendo e dando visibilidade ao potencial, é uma das formas que temos para seguirmos de mãos dadas. Assim, juntas, na luta contra o racismo e a violência contra as mulheres pretas”, destaca Rosália.

Serviço

Projeto Canjerê 2024 apresenta Canjerê Mulher

Dia 16 de março, sábado, às 17h

Coletivo Negras Autoras.

Local: Casa Canto (Rua Augusto de Abreu, 343, bairro Boa Vista).

Entrada gratuita (sujeito à lotação da casa)

The post Canjerê Mulher convida Coletivo Negras Autoras com show gratuito appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.