“Bolha de calor” pode levar temperaturas a 45° C no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

“Bolha de calor” deve aumentar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Foto: Roberto Casimiro/Estadão

O portal meteorológico MetSul emitiu um alerta preocupante para partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, indicando a ocorrência de uma “bolha de calor” nos últimos dias do verão de 2024. Essa condição climática pode elevar as temperaturas para até 45 °C em algumas áreas, sendo que anteriormente essas regiões já enfrentavam uma onda de calor. Enquanto isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em partes do Nordeste e Norte do país.

Conforme os alertas emitidos pelo MetSul e pelo Inmet, estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo serão impactados pela “bolha de calor”, com temperaturas podendo ultrapassar até 10 °C acima da média em algumas localidades.

O fenômeno da “bolha de calor” ocorre devido a áreas de alta pressão atmosférica, onde uma cúpula de calor se forma e permanece estagnada sobre a região, retendo o ar quente por vários dias ou até semanas.

Bolha de calor deixará temperaturas acima da média no fim do verão. Foto: Reprodução/MetSul

Por outro lado, o Inmet emitiu alertas de “Perigo” e “Perigo Potencial” para as ondas de calor nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, onde as temperaturas podem permanecer 5 °C acima da média por pelo menos 5 dias consecutivos. Essas condições climáticas excessivas representam riscos à saúde da população.

Além disso, o Instituto também chama a atenção para chuvas intensas em parte do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Esses temporais podem vir acompanhadas de ventos fortes, capazes de causar danos como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Vale ressaltar que, mesmo em regiões onde há previsão de poucas nuvens, como Rio de Janeiro e São Paulo, a “bolha de calor” pode impactar as temperaturas locais. Na cidade de Curitiba, por exemplo, o tempo será estável, enquanto Porto Alegre terá céu parcialmente nublado. Em Campo Grande, o clima será quente, e em Fortaleza, apesar das chuvas previstas, o tempo ficará nublado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.