Membros do União Brasil temem que briga no partido termine em morte

Antônio Rueda e Luciano Bivar, lideranças do União Brasil. Foto: reprodução

O clima hostil entre as lideranças do União Brasil está causando temor entre os deputados do partido. Segundo Paulo Cappeli, do Metrópoles, parlamentares estão preocupados com a possibilidade de escala no conflito entre Antônio de Rueda, atual presidente da legenda, e Luciano Bivar, que presidia antes das últimas eleições.

Eles já mantiveram uma relação quase familiar, sendo comparada à de pai e filho, agora se deteriorou de forma dramática, resultando em ameaças e acusações. O embate atingiu um ponto em que Bivar expôs suas preocupações pessoais no grupo de WhatsApp do partido.

Após a ruptura, Rueda contratou seguranças para si e sua família, pois duas residências de seus familiares foram incendiadas na noite de segunda-feira (11).

Por outro lado, Bivar negou qualquer envolvimento com o incidente e alegou que a esposa de Rueda teria roubado dólares de um cofre mantido por ele nos Estados Unidos.

Bivar afirmou que foi ameaçado pela esposa de Rueda em grupo do União Brasil. Foto: reprodução

Antes da disputa, Bivar e Rueda mantinham uma relação próxima, frequentando as casas de praia um do outro em Pernambuco e desfrutando de conversas longas à beira-mar. Bivar chegava a se referir a Rueda como um “filho”, enquanto Rueda o via como um “mentor incapaz de prejudicar alguém”.

Com uma presença mais ativa nos compromissos do União Brasil, Rueda costumava representar Bivar, de 79 anos, em diversos eventos. Havia uma percepção em Brasília de que Rueda tinha uma influência considerável no partido, mesmo antes de assumir a presidência.

No entanto, o plano de Bivar era que Rueda assumisse o comando da sigla após sua saída, o que acabou não acontecendo. Essa discordância levou à ruptura entre os dois, gerando uma crise interna no partido.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.