
Com a popularidade em declínio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou todos os seus ministros para uma reunião governamental na próxima segunda-feira (18).
Fontes governamentais dizem que se trata de uma reunião para “amarração”, já realizada em pelo menos três ocasiões no ano passado. E a expectativa é que o presidente concentre esforços em “colocar a agenda positiva na rua”.
No Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios relata-se certa perplexidade dentro do governo com a “pancada” recebida após a divulgação das pesquisas de opinião nos últimos dias.
Três institutos – Atlas, Ipec e Quaest – mostraram uma queda expressiva na aprovação de Lula e do governo em nível nacional. O Datafolha também apontou a mesma tendência na capital paulista.
Esse fenômeno ocorre, segundo interlocutores, em um cenário de inflação controlada e queda no desemprego, e mais de uma fonte diz que o governo ainda está tentando compreender “o que aconteceu”.
A recente alta nos preços dos alimentos, que afeta principalmente a população de baixa renda, é vista pelos colaboradores de Lula como um “fator temporário”. A expectativa é que a inflação para as camadas mais pobres diminua nos próximos meses, o que ajudará a manter a aprovação do governo. Com informações do Valor Econômico.