Ibovespa Futuro tem leve baixa com Lula e Campos Neto no radar

B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Germano Lüders/InfoMoney)

O Ibovespa Futuro opera com ligeira baixa nos primeiros negócios desta sexta-feira (17), na contramão de Nova York, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com diversos ministros e Roberto Campos Neto, presidente do BC, participa de evento da autoridade monetária, a partir das 9h30.

Lula tem duas reuniões marcadas pela manhã com o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, também participa da primeira.

Na China, o governo anunciou medidas “históricas” para estabilizar seu setor imobiliário, enquanto a produção industrial superou as previsões em abril ajudada pela melhoria da demanda externa. No entanto, as vendas no varejo desaceleraram inesperadamente.

Em indicadores, a taxa de desocupação no país subiu para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 0,5 ponto percentual (p.p.) na comparação com o quarto trimestre de 2023. O crescimento foi acompanhado por oito Unidades da Federação (UF). Os dados são do resultado trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje (17) pelo IBGE.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Às 9h17, o índice futuro com vencimento em junho caia 0,08%, aos 129.000 pontos.

Em Wall Street, índices futuros operam em leve alta, enquanto investidores aguardam novas falas de integrantes do Federal Reserve (Fed), fechando uma semana marcada por dados de inflação nos EUA, que deslocaram as expectativas de cortes de juros para setembro e dezembro.

Nesta manhã, Dow Jones Futuro subia 0,02%, S&P500 avançava 0,03% e Nasdaq Futuro tinha alta de 0,12%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista opera com queda de 0,04%, cotado a R$ 5,128 na compra e na venda. Já dólar futuro (DOLFUT), caia 0,08%, indo aos 5.135 pontos.

Os preços do petróleo operam com leve queda, em meio a sinais de melhora na demanda global e desaceleração da inflação no principal consumidor de petróleo, os Estados Unidos.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta nesta sexta-feira, fechando a semana no azul, apoiadas pela demanda resiliente e por uma perspectiva de demanda mais forte da China, graças aos seus mais recentes esforços de estímulo imobiliário.

Os mercados asiáticos fecharam sem direção única nesta sexta-feira, com as da China e de Hong Kong impulsionadas por novas medidas do governo chinês para ajudar seu enfraquecido setor imobiliário. Na China continental, os mercados reverteram perdas do começo do pregão depois de Pequim anunciar a flexibilização de regras hipotecárias e determinar que governos locais comprem moradias não vendidas.

Horas antes do anúncio de Pequim, dados haviam mostrado que as vendas de novas moradias da China sofreram um tombo anual de 31,1% entre janeiro e abril. Além disso, o preço médio de novas residências chinesas caiu em ritmo mais forte apenas em abril. Outras pesquisas chinesas também revelaram desempenho melhor do que o esperado da produção industrial em abril, mas também fraqueza nas vendas do varejo.

As bolsas europeias operam sem direção única nesta sexta-feira, enquanto investidores digerem dados da inflação da zona do euro na expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) cumpra a sinalização de que começará a reduzir juros no próximo mês.

A Eurostat confirmou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro ficou inalterada em abril ante o mês anterior, em 2,4%, como havia sido estimado preliminarmente há cerca de duas semanas.

The post Ibovespa Futuro tem leve baixa com Lula e Campos Neto no radar appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.