STF recebe investigação sobre o assassinato de Marielle após menção a autoridade com foro

A vereadora Marielle Franco, assassinada junto de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018. Foto: Reprodução

As investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) após envolvimento de autoridade com foro por prerrogativa de função. O caso foi enviado à Corte pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que identificou o suposto envolvimento de uma pessoa com o benefício.

O foro privilegiado designa que algumas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais, integrantes de tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União e embaixadores, devem ser julgadas diretamente pelo STF.

Não há detalhes sobre quem seria a autoridade citada nas investigações, já que a apuração corre em sigilo. A Polícia Federal afirmou que a corporação segue em busca de informações que identifiquem quem é o mandante do assassinato, que completa seis anos nesta quinta (14).

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz. Foto: Reprodução

Até o momento, quatro pessoas foram presas na investigação. Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz são acusados de terem executado o crime. Maxwell Simões Corrêa participou do plano do assassinato, monitorou a rotina da vereadora e ajudou a dupla no desmanche do carro usado no crime e no sumiço das cápsulas de munição. O quarto, Edilson Barbosa dos Santos, é dono do ferro-velho onde o carro foi desmontado.

O ex-policial militar Élcio fechou uma delação premiada com a Polícia Federal e admitiu ter dirigido o carro usado durante o atentado. Ele também apontou Lessa como autor dos disparos em acordo com a corporação.

Lessa também fez uma delação com a PF e acusou o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, de ser o mandante do assassinato.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.