Teatro Espanca anuncia o início do Projeto Arte no Centro #6

Começando por oficinas, o Arte no Centro #6 abre espaço para artistas e entusiastas da dramaturgia contemporânea explorarem habilidades e experiências

Localizado no hipercentro de Belo Horizonte, o Teatro Espanca anunciou o lançamento do projeto Arte no Centro #6, que visa impulsionar e celebrar a diversidade cultural na cidade. Nesta sexta edição, a iniciativa promete uma programação variada, com destaque para a oficina “Dramaturgias Pulsantes e Urgentes”, que acontecerá já a partir da primeira semana de abril. A ideia é oferecer uma imersão na escrita de dramaturgias contemporâneas sob a orientação de Amora Alice Tito Ribeiro.

Os interessados, porém, vão ter que correr – é que as inscrições do Arte no Centro #6 se encerram neste sábado, 16 de março. Primeiramente, a oficina proporcionará uma vivência imersiva na escrita de dramaturgias contemporâneas, inspirada no conceito de “escrevivência” de Conceição Evaristo.

Outros projetos

De todo modo, o projeto Arte no Centro #6 receberá outras iniciativas no curso do ano, visto que está programado para ocupar o espaço por oito meses. Assim, em junho, por exemplo, acontece a oficina “Mergulho Drag Cuir”, com Eli Nunes. O Arte no Centro também abre espaço para a comunidade artística com o “Chamamento de Ocupação Artística”. Tal qual, com o Ensaios Abertos, que convida artistas de BH e de outras cidades brasileiras a submeterem propostas em diversas linguagens e formatos.

Sobre as Oficinas:

Dramaturgias Pulsantes e Urgentes

Com inscrições abertas até 16 de março, Dramaturgias Pulsantes e Urgentes propõe uma vivência imersiva na escrita de dramaturgias contemporâneas. Com início marcado para o dia 8 de abril, a oficina terá duração de 12 horas, divididas em dois módulos. É destinada a pessoas com mais de 16 anos interessadas em explorar as nuances da dramaturgia atual. Inspirada no conceito de “escrevivência” de Conceição Evaristo, “Dramaturgias Pulsantes e Urgentes” busca promover a expressão singular de cada participante. Desse modo, utilizando as vivências dele como ponto de partida para a criação de textos dramatúrgicos.

Mergulho Drag Cuir

Conduzida por Eli Nunes, Mergulho Drag Cuir, outra iniciativa do Arte no Centro #6, acontecerá em junho. Neste caso, a proposta é oferecer uma experiência de caracterização e expressão artística através da arte drag, palhaçaria e outras linguagens performativas.

Chamamento de Ocupação Artística

Por meio do Arte no Centro, artistas de Belo Horizonte e de outras cidades brasileiras poderão submeter propostas em qualquer linguagem artística e formato. A abertura das inscrições será em abril. Uma comissão vai selecionar quatro propostas, que receberão apoio financeiro. O chamamento representa uma oportunidade para criadores e coletivos apresentarem ideias e projetos. Ah, sim: os projetos podem ser de teatro, circo, dança, audiovisual, música, performance, artes visuais e literatura, entre outros.

Ensaios Abertos

Como parte da contrapartida sociocultural do Arte no Centro, o Teatro Espanca abrirá as portas para grupos locais apresentarem ensaios abertos de trabalhos em processo. No caso, a seleção será por chamamento público. Os candidatos poderão se inscrever a partir de setembro. Os selecionados começarão a ocupar o Espanca em outubro.

O projeto Arte no Centro é realizado pelo Teatro Espanca com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH e conta com patrocínio do UniBH. Para mais informações sobre o projeto e como participar, clique aqui

The post Teatro Espanca anuncia o início do Projeto Arte no Centro #6 appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.