Você sabe por que pilotos geralmente não usam barba? Descubra a razão

Embora não seja uma regra da Administração Federal de Aviação (FAA), grandes companhias aéreas mantêm políticas rigorosas em relação aos pelos faciais. Por exemplo, a American Airlines exige que seus pilotos façam suas barbas antes de entrarem em serviço.

Essa exigência não se limita aos pilotos em serviço. As companhias aéreas americanas vão além, proibindo até mesmo que tripulantes de folga, ocupando assentos dobráveis sobressalentes, usem barba ou cavanhaque. A razão por trás dessa regra está relacionada à segurança, tanto dos pilotos quanto dos passageiros.

Impacto dos pelos faciais na eficácia das máscaras de oxigênio

Um estudo de segurança realizado em 1987 revelou que pelos faciais podem reduzir a eficácia das máscaras de oxigênio. “Os dados indicam que o desempenho das máscaras diminui na presença de pelos faciais ao longo da superfície de vedação”, explica o relatório. A redução na eficácia é proporcional à quantidade de pelos, ao tipo de máscara usada e ao nível de atividade física do indivíduo.

Os testes mostraram que a presença de barba pode causar vazamentos de oxigênio entre 16% e 67%. Isso se torna ainda mais preocupante para os tripulantes, cuja atividade física aumenta a frequência respiratória, elevando o risco de hipóxia – uma condição fisiológica que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente.

Estudos indicam que passageiros com barba podem experimentar algum déficit na oxigenação após uma descompressão, o que pode levar a graus variados de hipóxia. Se a máscara for colocada corretamente e os procedimentos de descida de emergência forem seguidos, o déficit pode não ser fatal, mas pode causar perda de consciência.

Implicações para a segurança dos voos

A segurança é a principal preocupação quando se trata de regulamentações sobre pelos faciais para pilotos. Em emergências, a vedação inadequada das máscaras de oxigênio pode comprometer a segurança de toda a tripulação e dos passageiros. Por isso, muitas companhias aéreas adotam políticas rígidas para garantir que todos estejam adequadamente protegidos.

Essas regras rigorosas refletem a prioridade que a indústria da aviação dá à segurança em todas as suas operações. Embora possa parecer um detalhe insignificante, a ausência de pelos faciais pode fazer a diferença em situações críticas.

Fonte: O Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.