Proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza é aprovada na ONU

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução sobre cessar-fogo em Gaza. Foto: Angela Weiss/AFP

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma proposta de cessar-fogo para o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. A resolução aceita pelo colegiado prevê a libertação dos reféns israelenses, a devolução dos restos mortais das vítimas fatais e a troca de prisioneiros palestinos presos em território israelense.

A proposta é da autoria dos Estados Unidos e foi aprovada com 14 votos favoráveis, nenhum contrário e a abstenção da Rússia. A medida foi aceita nesta segunda (10) pelo conselho e o plano consiste em três fases distintas.

A primeira delas contempla a troca de reféns e prisioneiros, além de um cessar-fogo de curto prazo. A segunda, prevê um “fim permanente das hostilidades” e a retirada total das forças israelenses de Gaza. A última estabelece um plano plurianual de reconstrução do território destruído pelos ataques ao longo da guerra.

“Se as negociações demorarem mais de seis semanas para a primeira fase, o cessar-fogo continuará enquanto as negociações continuarem”, diz o documento, que ainda rejeita “qualquer tentativa de mudança demográfica ou territorial na Faixa de Gaza, incluindo quaisquer ações que reduzam o território de Gaza”.

Resolução aprovada no Conselho de Segurança da ONU prevê reconstrução de áreas destruídas por ataques israelenses. Foto: Mahmud Hams/AFP

A resolução começou a ser redigida após anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que Israel havia apresentado um acordo de cessar-fogo. Segundo a porta-voz da missão do país na ONU, Nate Evans, a resolução é uma forma de “alcançar o cessar-fogo com a libertação dos reféns”.

O Hamas celebrou a resolução e afirmou que está de acordo com as propostas. Israel ainda não se manifestou, mas o governo do país já emitido um anúncio em que chamava um cessar-fogo permanente de “impossível”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.