Mourão pede a Milei que conceda asilo político a foragidos do 8/1

O ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Foto: Pedro França/Agência Senado

O ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) pediu para que o governo do presidente de extrema-direita da Argentina, Javier Milei, conceda asilo político aos envolvidos no ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 que fugiram para o país. Em post no X (ex-Twitter), ele afirmou que os foragidos deixaram o Brasil porque “não confiam na Justiça”.

“A ida de condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro para a Argentina mostra tão somente que essas pessoas não mais confiam na Justiça brasileira, que lhes negou direitos básicos do devido processo legal, bem como impôs penas desproporcionais aos delitos supostamente praticados”, escreveu Mourão.

A Polícia Federal tem mapeado os bolsonaristas que fugiram e acredita que há 180 deles na Argentina, no Uruguai ou no Paraguai. A corporação trabalha para enviar pedidos de extradição ao governo Milei, o que Mourão chama de “viés autoritário e persecutório da esquerda no poder”.

“A captura internacional, tão desejada pelo governo de turno, mostra claramente o viés autoritário e persecutório da esquerda no poder. Que Javier Milei e a Comisión Nacional para los Refugiados (Co. Na. Re) lhes concedam o justo asilo político”, prosseguiu.

Autoridades argentinas relataram à polícia que ao menos 65 investigados pelos ataques terroristas buscaram refúgio no país. O número é superior aos que foram alvos de mandados de prisão e não foram detidos por estarem no país vizinho.

O governo Milei anunciou que os pedidos de refúgio feitos pelos foragidos serão analisados individualmente. O embaixador brasileiro no país, Julio Bitelli, apontou que “não há informações de que Milei vai ajudar brasileiros que fugiram”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.