Vírus da Gripe Aviária se espalha no rebanho bovino dos EUA

O vírus da gripe aviária foi descoberto em rebanhos leiteiros dos Estados de Michigan Idaho, indicando que a doença tem se espalhado por novas regiões dos Estados Unidos.

O Departamento de Agricultura americano (USDA) informou na última sexta-feira que o Laboratório Nacional de Serviços Veterinários confirmou a presença de gripe aviária em um rebanho do Michigan que, recentemente, recebeu animais provenientes do Texas.

Segundo o USDA, assim como em casos anteriores, a cepa do vírus encontrada em Michigan parece ter sido introduzida por aves selvagens e a transmissão entre bovinos não pode ser descartada.

Os testes iniciais não encontraram alterações no vírus que o tornariam mais transmissível aos seres humanos. Contudo, o órgão diz ainda não haver preocupação quanto à segurança do fornecimento comercial de leite.

Existe a preocupação de que a gripe já possa ter se espalhado através das fronteiras. Florian Krammer, professor do departamento de microbiologia da Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai, disse no X – antigo Twitter – que com casos de gripe aviária agora relatados em vários estados dos EUA, ele “não ficaria surpreso se houvesse infecções em vacas também na Europa”.

Em 27 de março, o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar Agrícola do México, conhecido como Senasica, detectou a gripe aviária AH5N2 altamente patogênica em uma fazenda familiar no estado de Michoacan, de acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura.

The post Vírus da Gripe Aviária se espalha no rebanho bovino dos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.