Festival Solos Dissidentes faz convocatória de espetáculos e residências

Festival Solos Dissidentes realiza a primeira edição em BH com espetáculos teatrais, residência e ações formativas focadas na diversidade

Voltado a obras cênicas solo de artistas mulheres, LGBTQIA+, negres, indígenes, PCDs e obeses, o Festival Solos Dissidentes entra em cena no próximo mês de maio, reunindo 13 atividades. Assim, a produção anuncia para agora a convocatória para selecionar iniciativas de cunho artístico e formativo. Primeiramente, a produção da iniciativa frisa o caráter antiracista, anticapacistista, antigordofóbico, antimachista, antilgbtqiapn+fóbico da iniciativa. Tal qual, o DNA contrário a qualquer preconceito “que oprima corpos e existências múltiplas”.

Ainda de acordo com a produção, o Festival Solos Dissidentes, a opção pelo formato solo permite explorar as facetas singulares de quem o realiza. “Ao promover um festival – que é essencialmente uma grande reunião em festa, celebração – baseado nas diferenças, busca-se coletivizar a dissidência. Encontrando, assim, na soma das individualidades, um conjunto mais heterogêneo, amplo e representativo da enorme diversidade que existe tanto no setor artístico quanto na própria sociedade brasileira”.

Especificidades

A programação dos espetáculos do Festival Solos Dissidentes foi pensada a partir de três categorias. Primeiramente, projetos convidados. Tal qual, espetáculos selecionados através de edital; bem como por residência artística – também selecionada em edital -, que dará origem a cenas inéditas apresentadas ao público. Além disso, o evento também promoverá uma rodada de negócios com artistas e curadores de outros países.

O evento é uma realização da Cia Dois em Um, de Dê Jota Torres e Lucas Prado, e Cris Diniz. Aliás, o espetáculo “Teatro Decomposto”, do grupo, terá uma sessão especial no evento. O projeto Solos Dissidentes é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

Festival Solos Dissidentes

Quando. De 13 a 18 de maio de 2024.

As inscrições nos editais para a seleção de espetáculos que comporão a programação ficam abertas até o dia 7 de abril.

As inscrições do edital de seleção da Residência Artística ficam abertas até o dia 10 de abril de 2024, às 23h59min.

Todas as informações para inscrição de espetáculos podem ser encontradas clicando neste link
Já as informações para inscrição de propostas de residências podem ser encontradas neste link

The post Festival Solos Dissidentes faz convocatória de espetáculos e residências appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.