Simpósio Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável nas Universidades inicia nesta quinta-feira em Palhoça

Evento internacional reunirá no campus Pedra Branca da UniSul cerca de 200 pesquisadores de vários países para discutir inovações para um futuro sustentável

Santa Catarina sediará um dos mais importantes eventos internacionais de pesquisa sobre sustentabilidade. O 6º Simpósio Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável nas Universidades (WSSD-U-2024) reunirá, nos dias 19 e 20 de setembro, 200 pesquisadores de todo o mundo em Palhoça, no campus Pedra Branca da UniSul, integrante do ecossistema Ânima. De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UniSul, professor Baltazar de Andrade Guerra, é a primeira vez que uma universidade brasileira recebe o simpósio desde a primeira edição que ocorreu no Rio de Janeiro em 2012.

Criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012, também chamada de “Rio+20”, o simpósio discutirá inovações, estudos e formas de as instituições de ensino acelerarem a implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A sexta edição é realizada pela UniSul, em parceria com o Centro de Pesquisa e Transferência “Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Mudanças Climáticas”, da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha) e pela Escola Europeia de Ciência e Pesquisa da Sustentabilidade (ESSSR).

O WSSD-U-2024 se concentrará no tema “O Poder Transformador das Instituições de Ensino Superior na Aceleração da Implementação dos ODS da ONU” e contribuirá para o desenvolvimento contínuo desse campo em rápido crescimento. Como sugere o slogan do evento, a proposta é discutir experiências práticas em Educação, Pesquisa e Extensão com o objetivo de identificar maneiras de acelerar a implementação dos ODS da ONU, já que 2030 não está tão distante.

“O WSSD-U-2024 busca oferecer às universidades a chance de mostrar inovações curriculares e projetos de ensino ligados ao desenvolvimento sustentável. O evento também promove a troca de experiências e boas práticas, discutindo metodologias que integram o tema nos currículos acadêmicos. Além disso, visa possibilitar a escalabilidade de modelos de cooperação entre universidades e sociedade,” afirma o professor Baltazar. A programação conta com exposição de painéis de pesquisa, palestras e premiação dos melhores trabalhos. 

Marcela Xavier, gerente do campus Pedra Branca, destaca a importância de sediar o evento: “receber um simpósio desta importância é uma honra e uma oportunidade única para o campus Pedra Branca e toda a região da Grande Florianópolis. Um evento internacional traz um impacto significativo, movimentando a economia local, promovendo uma valiosa troca de conhecimentos e beneficiando tanto nossa comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral”, explica. A UniSul completa 60 anos em novembro de 2024 com o compromisso de promover a inovação e gerar impacto positivo por meio da educação. 

Sobre os ODS

ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Eles consistem em 17 objetivos interconectados que visam abordar os principais desafios globais, incluindo pobreza, desigualdade, mudanças climáticas, degradação ambiental, paz e justiça. Os ODS foram adotados por todos os Estados-membros da ONU em 2015. 

Sobre a UniSul

A UniSul, que faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, está completando 60 anos de história em 2024. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e nota 4 no Índice Geral de Cursos, índice que indica excelência no ensino.  

Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação, 90 especializações. Também conta com cinco cursos de mestrado e quatro de doutorado, todos com conceitos 4 ou 5 na CAPES. Além, de diversos cursos livres via plataforma OneLearning. A UniSul contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A universidade é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social, contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes. 

Campus Pedra Branca – Foto UniSul/Divulgação

O post Simpósio Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável nas Universidades inicia nesta quinta-feira em Palhoça apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.