Novo CEO da Nike tenta refazer laços com varejistas em esforço por retomada de vendas

 O novo presidente-executivo da Nike deve redobrar os esforços da empresa para reparar as relações com os varejistas, a fim de estimular as vendas, revertendo a estratégia de seu antecessor, John Donahoe, que se concentrava na venda direta por meio de lojas e site da marca.

A empresa de material esportivo nomeou o veterano Elliott Hill como seu presidente-executivo na quinta-feira, inspirando confiança nos investidores quanto a uma reviravolta na corporação, que vem enfrentando dificuldades com erros de estratégia e intensa concorrência.

As ações da empresa subiam cerca de 6% nesta sessão.

“O conselho da Nike (incluindo a família Knight, que detém o controle) queria um líder com amplo conhecimento da empresa para lidar com seus problemas recentes, sendo o mais urgente deles os esforços de Donahoe para priorizar a venda direta”, disse David Swartz, analista da Morningstar.

Donahoe, ex-executivo do eBay, assumiu o comando da Nike em 2020 e teve como objetivo desenvolver o negócio de comércio eletrônico e impulsionar a divisão de venda direta ao consumidor.

Isso significava tentar vender mais produtos por meio das próprias lojas, aplicativos e sites da Nike pelo preço total e depender menos de outros varejistas como Foot Locker e Macy’s.

A mudança de estratégia não deu certo, permitindo que marcas mais novas, como a On Holding e a Hoka, conquistassem espaço nas prateleiras e participação de mercado da Nike.

Neste ano, os executivos da Nike admitiram que a estratégia não estava gerando o crescimento esperado.

“Donahoe era o homem certo para o trabalho quando chegou para mudar o modelo de negócios”, disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth.

“(Mas) o mundo mudou após a pandemia para onde os consumidores queriam sair e ver a marca nas prateleiras.”

Um quadro mais claro da estratégia de Hill será conhecido no dia do investidor da empresa em novembro.

“Embora não esperemos que a Nike se afaste completamente de sua investida na venda direta ao consumidor, consideramos a nomeação de Elliott Hill como presidente-executivo uma indicação clara de que a Nike está se concentrando novamente na inovação de produtos”, disse Brian Nagel, analista da Oppenheimer.

The post Novo CEO da Nike tenta refazer laços com varejistas em esforço por retomada de vendas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.