Eclipse solar: veja imagens do fenômeno observado no México, EUA e Canadá

Pessoas observam eclipse solar nos EUA. Foto: Mario Anzuoni/Reuters

Nesta segunda (8), é possível ver um eclipse solar no México, Estados Unidos e Canadá. O fenômeno, que ocorre quando a Lua encobre o Sol, deve se estender por uma área ocupada por cerca de 31,6 milhões de pessoas, segundo a Nasa, agência do governo dos EUA, e começou por volta das 15h na América do Norte.

O eclipse pode ser observado primeiramente no México, avançando para os EUA e chegando ao fim no Canadá. Inicialmente, o fenômeno é somente parcial e deve durar entre 70 e 80 minutos, de acordo com a agência especial americana.

O tempo em que é possível observar o fenômeno na totalidade é mais curto, no entanto, durando por pouco mais de quatro minutos em alguns lugares e caindo para cerca de um ou dois minutos em outros. Nesse período, o dia vai escurecer e a temperatura cairá.

Em quase todos os períodos do fenômeno é necessário usar algum tipo de equipamento de proteção para os olhos e um filtro especial para câmeras ou binóculos. A exceção é quando a luz da atmosfera do Sol contorna a Lua.

O próximo eclipse solar total ocorre no dia 12 de agosto de 2026 e será visto somente em partes da Groenlândia, Islândia, Portugal e Espanha. No Brasil, o fenômeno só poderá ser observado em 12 de outubro de 2045, quando as regiões Norte e Nordeste terão visibilidade total.

Veja fotos do eclipse solar desta segunda:

Eclipse solar total é visto de Mazatlán, no México, nesta segunda-feira (8) Henry Romero/Reuters
A Lua cobre parte do Sol, em registro feito a partir de Fort Worth, no Texas. Foto: Ron Jenkins/AFP
Lua começa a encobrir o Sol, registro feito em Mazatlán. Foto: Henry Romero/Reuters
Henry Romero/Reuters

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.