A reunião de Musk com o governo Lula logo após o 8 de Janeiro

Empresário Elon Musk. Foto: Guglielmo Mangiapane/REUTERS

No dia 12 de janeiro de 2023, quatro dias após os ataques golpistas em Brasília, o bilionário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, participou de uma reunião virtual com membros do governo Lula. Na ocasião, os representantes governistas estavam preocupado com as publicações na rede social que convocavam os bolsonaristas a questionarem a eleição de 2022 e se manifestarem contra a posse de Lula (PT).

Inicialmente, a reunião contaria apenas com funcionários do Twitter Brasil, mas a participação do bilionário foi informada minutos antes da sessão começar, segundo o jornal O Globo. Pouco antes de ser nomeado secretário de Políticas Digitais, João Brant comandou a reunião com o empresário de extrema-direita.

Na reunião, Brant exigiu que a rede social cumprisse os termos de uso da própria plataforma. “Poderemos rotular ou remover informações falsas ou enganosas destinadas a minar a confiança do público numa eleição ou outro processo cívico”, diz um trecho do documento apresentado por Brant.

Elon Musk em evento da Space X. Foto: reprodução

Em resposta, Musk afirmou que, segundo relato dos funcionários brasileiros, não tinha conhecimento do trecho citado nos termos de uso do então Twitter.

Se atualmente o bilionário reclama das supostas censuras aplicadas pelas instituições brasileiras, na reunião ele se queixou das decisões judiciais em excesso, principalmente por parte de um juiz, sem citar diretamente Alexandre de Moraes ou o Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar da lamentação, Musk teria dito que não desrespeitaria as leis brasileiras.

Ao todo, a reunião de Musk com os brasileiros durou cerca de 45 minutos. Foi nessa ocasião em que, segundo a Folha de S.Paulo, ele teria passado o seu e-mail pessoal para as autoridades brasileiras.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.