Agenda especial celebra oito anos do Teatro Raul Belém Machado

Apresentações – shows e peça teatral – podem ser apreciadas desta quinta-feira (11) a domingo (14), no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi /Teatro Raul Belém Machado 

A partir desta quinta-feira, 11 de abril, uma programação especial celebra os oito anos de existência do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. A iniciativa, que segue até o domingo (14), integra o Circuito Municipal de Cultura. Localizado no Alípio de Melo, o equipamento cultural recebe os shows da banda Suvaco Xêroso, da cantora Giselle Couto e da Velha Guarda Baluartes do Samba. Não bastasse, o espetáculo cênico musical “Três Fadas Moribundas”. Os ingressos são gratuitos.

Música

A programação começa nesta quinta-feira, 11, às 20h, com a Quinta no Raul, que recebe a banda Suvaco Xêroso. No palco do teatro, o grupo apresenta canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner, Zé Ramalho e Gal Costa, entre outros. Na sexta-feira (12), às 20h, é a vez da cantora Giselle Couto. Ela mostra o show do projeto “Sem Samba Não Dah”, roda de samba caracterizada por sambas e brasilidades.

Já no sábado (13), também às 20h, quem se apresenta é a Velha Guarda Baluartes do Samba. Formado em 2000, o grupo reúne sete bambas: Nonato do Samba, Fabinho do Terreiro, Lulu do Império, Bira Favela, Raimundo do Pandeiro, Paizinho do Cavaco e Evair Rabelo.

Teatro

Fechando a programação especial, no domingo (14), às 17h, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe a peça “Três Fadas Moribundas”. O espetáculo cênico musical tem direção de Joyce Malta e dramaturgia do mineiro Byron O’Neill. No elenco, Carol Oliveira, Paloma Mackeldy e Gustavo Djalva. Na narrativa, as fadas procuram pela asa perdida de uma delas. Desse modo, em meio à busca, falam sobre amizade, perdão e afeto. “Três Fadas Moribundas” questiona padrões rígidos do que se entende por sublime ou grotesco, racional ou insano.

O espaço

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado abriga o primeiro teatro público municipal construído fora do perímetro da avenida do Contorno, em BH. O espaço foi inaugurado em 2016 e, em seu nome, rende homenagem a duas personalidades importantes para a cultura da cidade. Primeiramente, o imigrante japonês Yoshifumi Yagi, antigo morador do Alípio de Melo. Falecido em 2009, que protagonizou várias iniciativas pela melhoria da qualidade de vida do bairro e, tal qual, idealizou o pólo cultural. Do mesmo modo, o premiado figurinista, cenógrafo e professor Raul Belém Machado, ou seja, uma figura fundamental das artes cênicas em Minas. Raul Belém faleceu em 2012.

Com área total de 6.655,62 m², o equipamento tem dois ambientes: um espaço aberto (Esplanada), com capacidade para mil espectadores; bem como a Sala de Teatro, para 160 pessoas, que leva o nome de Teatro Raul Belém Machado. Assim, entre 2017 e 2023, o local realizou 793 atividades por lá, totalizando um público de mais de 67 mil espectadores.

Serviço

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

Aniversário do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado

Quando. De 11 a 14 de abril

Onde. Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, s/n – Alípio de Melo)

Quanto. Ingressos são gratuitos. Retirada  pela Sympla

Mais. Outras informações no site do Circuito Municipal de Cultura

The post Agenda especial celebra oito anos do Teatro Raul Belém Machado appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.