Empresa de fertilizantes canadense deixa Argentina e terá fábrica no Brasil

A canadense Nutrien é uma das líderes mundiais no mercado de fertilizantes. Foto: Reprodução

A empresa canadense Nutrien, uma das líderes mundiais no mercado de fertilizantes, anunciou que deixará a Argentina para criar uma fábrica no Brasil. A companhia ainda afirmou que também vai deixar os negócios no Chile e no Uruguai para priorizar a produção no território brasileiro e “em outros mercados”.

“Na Nutrien estamos simplificando e focando a nossa estratégia de negócio, priorizando os principais mercados e oportunidades que melhor se alinham com o nosso modelo integrado para impulsionar o crescimento e reforçar o retorno aos acionistas”, afirmou a empresa em comunicado.

A Nutrien chegou na Argentina em 1995 e agora, quase 30 anos depois, diz que vai “desinvestir” na sua produção do país, que é comandado pelo presidente de extrema-direita Javier Milei desde dezembro do ano passado.

“Continuaremos a apoiar todos os nossos clientes e parceiros neste processo. Agradecemos a oportunidade de servir os produtores desta região há mais de 25 anos e respeitamos profundamente o importante papel que desempenham no sistema alimentar”, completou a empresa em nota.

Planta da Nutrien na Argentina. Foto: Reprodução

Neste ano, a empresa separou o Brasil do restante de suas operações na América Latina enquanto avaliava a venda de ativos na Argentina. A companhia reconheceu uma baixa contábil de US$ 465 milhões (cerca de R$ 2.380 bilhões) relacionada às suas aquisições na região.

A Nutrien e outros negócios do setor de fertilizantes têm enfrentado volatilidade no mercado global após a guerra na Ucrânia, que fez os preços dispararem em 2022 e colapsarem no ano seguinte.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.