Como foi a reunião de Lula com Moraes, Gilmar e Zanin após ataque ao STF

O presidente Lula e o ministro do STF Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução

Na quarta-feira (13), logo após as explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin no Palácio da Alvorada. O encontro já estava marcado antes do ataque, mas o atentado acabou pautando a conversa entre o presidente e os ministros.

A reunião, planejada inicialmente como uma oportunidade informal para discutir temas do Judiciário, foi dominada pela discussão sobre as explosões na Praça dos Três Poderes, que levaram à morte do bolsonarista Francisco Wanderley Luiz, responsável pelo ataque.

O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada, onde o atual chefe de Estado já se encontrava desde as 17h30, após deixar o Palácio do Planalto. Os ministros chegaram após as explosões e, durante a conversa, abordaram o impacto do atentado.

Segundo informações do Metrópoles, os quatro concluíram que o ataque reforça a importância de condenações firmes contra os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, desestimulando qualquer proposta de anistia aos responsáveis pelos atos antidemocráticos.

Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin também teriam compartilhado suas perspectivas sobre a gravidade do episódio e o impacto que ele pode ter no posicionamento do STF em relação à anistia para golpistas, também apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que invadiram a sede dos Três Poderes em 8 de janeiro.

O que aconteceu

As explosões foram causadas pelo simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul (SC), no ano de 2020. Tiü França, como era conhecido, morreu após detonar os explosivos que carregava. Segundo o portal Metrópoles, o impacto do artefato deixou seu corpo completamente desfigurado.

Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, que se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de quarta-feira, 13 de novembro de 2024 – Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.