Após ataque em Israel, Biden diz que convocará G7 para dar resposta ao Irã

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Jim Watson/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (14) que convocará os líderes do G7 para coordenar “uma resposta diplomática unida ao descarado ataque do Irã”.

O anúncio foi feito após o presidente norte-americano conversar por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Durante a conversa com Netanyahu, Biden afirmou que “Israel demonstrou uma capacidade notável para se defender e derrotar até mesmo ataques sem precedentes — enviando uma mensagem clara aos seus inimigos de que não podem ameaçar eficazmente a segurança de Israel”.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foto: Abir Sultan/Pool via REUTERS

Em comunicado, Biden disse que, sob sua orientação, os militares dos EUA transferiram aeronaves e destróieres de defesa contra mísseis balísticos para a região ao longo da semana passada.

“Graças a estes destacamentos e à extraordinária habilidade dos nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis que chegavam”, informou o democrata.

Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), o Irã disparou mais de 300 mísseis e drones contra Israel. O porta-voz dos militares, Daniel Hagari, disse que 99% dos projéteis foram interceptados.

Além disso, outro porta-voz do IDF afirmou que o Irã disparou 180 drones com explosivos, 120 mísseis balísticos e 30 mísseis de cruzeiro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.