
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (14) que convocará os líderes do G7 para coordenar “uma resposta diplomática unida ao descarado ataque do Irã”.
O anúncio foi feito após o presidente norte-americano conversar por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Durante a conversa com Netanyahu, Biden afirmou que “Israel demonstrou uma capacidade notável para se defender e derrotar até mesmo ataques sem precedentes — enviando uma mensagem clara aos seus inimigos de que não podem ameaçar eficazmente a segurança de Israel”.

Em comunicado, Biden disse que, sob sua orientação, os militares dos EUA transferiram aeronaves e destróieres de defesa contra mísseis balísticos para a região ao longo da semana passada.
“Graças a estes destacamentos e à extraordinária habilidade dos nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis que chegavam”, informou o democrata.
I condemn Iran’s attacks in the strongest possible terms and reaffirm America’s ironclad commitment to the security of Israel.
My full statement on Iran’s attacks against Israel: pic.twitter.com/EuPJZoGw6w
— President Biden (@POTUS) April 14, 2024
Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), o Irã disparou mais de 300 mísseis e drones contra Israel. O porta-voz dos militares, Daniel Hagari, disse que 99% dos projéteis foram interceptados.
Além disso, outro porta-voz do IDF afirmou que o Irã disparou 180 drones com explosivos, 120 mísseis balísticos e 30 mísseis de cruzeiro.