Água própria e praia fechada: as exigências de Biden e Xi Jinping no G20

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping. Foto: AFP

A partir desta segunda (18), chefes de Estado vão se reunir no Rio de Janeiro para encontro do G20. Os líderes mundiais têm feito uma série de exigências, que devem ser providenciadas pelas equipes de segurança do evento.

A delegação dos Estados Unidos trouxe dois aviões com comida e galões de água para o presidente, Joe Biden. As aeronaves desembarcaram na Base Aérea do Galeão (RJ) no início do mês e sete caminhões baú deixaram o local com os mantimentos.

O mandatário americano chega ao Rio neste domingo (17) e ainda terá um helicóptero e um carro trazidos pela delegação para se deslocar enquanto estiver na cidade, segundo o g1.

Os coordenadores de segurança do evento têm sofrido com as demandas de Xi Jinping, presidente da China, que pediu que todos os 400 quartos do hotel onde ficará hospedado, na Zona Sul do Rio, passem por uma varredura.

Banner da Cúpula do G20 na Prefeitura do Rio de Janeiro. Foto: Mauro Pimentel/AFP

A praia próxima ao hotel também será fechada e restrita a pessoas da delegação. A segurança no local será feita por fuzileiros navais, que ainda cuidarão da escolta da equipe do mandatário, e atiradores de elite. No mar, navios da Marinha ficarão posicionados em toda a orla.

As delegações dos Estados Unidos e China estão entre os países com a classificação de maior risco para as equipes de segurança. Rússia e Israel também são foco da organização do evento, enquanto Coreia do Norte é uma das nações classificadas como risco médio e países africanos aparecem como risco baixo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.