Irã adverte Israel para não contra-atacar e ameaça EUA: “Nossa resposta será muito maior”

Irã dispara mísseis contra Israel. (Foto: Reprodução)

O Irã lançou uma série de drones e mísseis em direção a Israel em um ataque sem precedentes, em retaliação ao bombardeio que destruiu seu consulado em Damasco. O regime iraniano alertou que qualquer retaliação de Israel resultaria em uma resposta ainda mais intensa.

O chefe do Estado-Maior das forças armadas iranianas, major-general Mohammad Bagheri, declarou que a resposta seria ampliada se Israel decidisse retaliar.

“Nossa resposta será muito maior do que a ação militar desta noite se Israel retaliar contra o Irã”, disse o militar à uma televisão estatal da região.

Joe Biden, presidente dos EUA. (Foto: Reprodução)

Apesar dos danos menores causados em uma base aérea israelense, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que os EUA não apoiariam qualquer contra-ataque israelense ao Irã. Esta posição, segundo informações do Globo, foi reiterada em uma ligação telefônica entre os líderes.

O ataque

Um porta-voz militar israelense disse que mais de 300 artefatos foram lançados, mas que 99% deles foram interceptados.

O Irã lançou 170 drones, mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos, de acordo com o contra-almirante Daniel Hagari, que avaliou a resposta israelense como “um sucesso estratégico muito significativo”. Vários mísseis balísticos atingiram o território israelense e causaram danos menores em uma base aérea.

Segundo o The Times of Israel, o comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami, também advertiu que Teerã retaliaria qualquer ataque israelense aos seus interesses, funcionários ou cidadãos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.