Teatro Caixa Cultural Fortaleza apresenta ‘Bonitinha, Mas Ordinária’, peça clássica de Nelson Rodrigues Pela primeira vez a peça é protagonizada por uma família preta

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 28 de novembro a 8 de dezembro, a peça Bonitinha, Mas Ordinária, clássica tragédia carioca de Nelson Rodrigues, com grande elenco e direção de Bruce Gomlevsky. As sessões acontecem de quinta a sábado às 19h, e domingo às 18h. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro, a partir do dia 22. Todas as sessões contam com intérprete de LIBRAS. O espetáculo tem o patrocínio da CAIXA e da VIVO, por meio da Lei Rouanet.

Na primeira sessão, no dia 28, serão disponibilizados ingressos gratuitos para clientes CAIXA. Também haverá debate com elenco e direção após as sessões dos dias 28/11 e 05/12.

Idealizado pelo ator Emílio Orciollo Netto, o espetáculo surge 62 anos depois de sua primeira encenação. Tendo violência contra a mulher, racismo e hipocrisia como alguns dos pilares, esta é a primeira montagem protagonizada por uma família preta. “Essa questão veio à tona quando reli a peça. Não poderia fazer uma montagem só com atores brancos. Então, fomos formando um elenco plural, de 21 a 84 anos”, disse Bruce Gomlevsky, um dos mais premiados diretores de teatro da atualidade.

A estreia foi em agosto no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro, e em outubro iniciou circulação com temporada em Curitiba. Depois de Fortaleza, seguirá em dezembro para Brasília.

Além das apresentações da peça, a temporada na CAIXA Cultural Fortaleza inclui duas oficinas. “Improvisação e construção de cenas partindo da obra Bonitinha, mas ordinária”, a ser ministrada por Bruce Gomlevsky, e “Oficina do Riso”, ministrada pelo ator Claudio Gabriel. As atividades são destinadas a atores.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A peça

Em “Bonitinha, Mas Ordinária”, Edgard é um rapaz de origem humilde que faz um acordo para se casar com Maria Cecília, uma moça rica que foi desonrada. Mas é Ritinha, sua vizinha, que lhe desperta os desejos mais ocultos e se torna um dos vértices de um perverso triângulo amoroso.

A encenação de Bruce Gomlevsky manteve a ambientação da história na década de 1960. “A peça fala sobre a elite do atraso que está no poder há anos oprimindo as pessoas. As lutas identitárias não podem perder o foco, já que a exploração e a desigualdade continuam”, comenta o diretor.

Elenco

O espetáculo tem no elenco Emílio Orciollo Netto, no papel de Edgard; Sol Miranda, que dá vida a Ritinha; Júlia Portes, que interpreta Maria Cecília; Ricardo Blat, como Werneck; e Sylvia Bandeira, a Dona Lígia, respectivamente o pai que é uma fera e a mãe subserviente de Maria Cecília. Também no elenco, Claudio Gabriel, Alexandra Medeiros, Leo de Moraes, Marília Coelho, Jitman Vibranovski, Kênia Bárbara, Ágatha Marinho, Aline Dias, Junior Vieira, Vini Portella e Leo de Moraes.

Serviço

[Teatro] Bonitinha, Mas Ordinária

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Datas: 28, 29 e 30 de novembro e 01, 05, 06, 07 e 08 de dezembro

Horários: quinta a sábado às 19h; domingo às 18h

Classificação: 16 anos

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia – incluídos clientes CAIXA,) à venda na bilheteria da CAIXA Cultural a partir de 22 de novembro de Terça a Sábado, das 10h às 20h. Domingo e Feriados, das 10h às 19h.

Informações: (85) 3453-2770 / Site CAIXA Cultural / @caixaculturalfortaleza

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e VIVO

Realização: Quereres Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal

[Oficina] Improvisação e construção de cenas partindo da obra Bonitinha, mas ordinária, com Bruce Gomlevsky

Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza

Data: 30 de novembro

Horário: das 14h às 18h

Público-alvo: atores (será necessário envio de breve currículo para seleção)

Vagas: 25

Inscrições: gratuitas pelo site da CAIXA Cultural a partir de 22 de novembro

[Oficina] Oficina do Riso, com Cláudio Gabriel

Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza

Data: 07 de dezembro

Horário: das 13h às 17h

Público-alvo: atores (será necessário envio de breve currículo para seleção)

Vagas: 25

Inscrições: gratuitas pelo site da CAIXA Cultural a partir de 03 de dezembro

Leia também| Aquecimento global provoca danos estruturais irreversíveis nas construções históricas, revela pesquisa da UFC

Degradação Aquecimento global provoca danos estruturais irreversíveis nas construções históricas, revela pesquisa da UFC

The post Teatro Caixa Cultural Fortaleza apresenta ‘Bonitinha, Mas Ordinária’, peça clássica de Nelson Rodrigues Pela primeira vez a peça é protagonizada por uma família preta first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.