PF vê indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

A Polícia Federal (PF) deve incluir no relatório final do inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil, que pode ser encaminhado ainda nesta quinta-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF), indícios de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sabia do plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A informação foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil. De acordo com a PF, os indícios são fortes de que Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” da trama golpista, que teria como objetivo a “eliminação” de Lula, Alckmin e Moraes. 

Bolsonaro deve ser indiciado pela PF por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. 

Além do ex-presidente, também deve haver pedidos de indiciamento para personagens centrais do governo Bolsonaro, como o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Walter Braga Netto, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira. Mais de 40 pessoas devem ser indiciadas

Após a entrega do relatório da PF ao STF, caberá à Corte definir se derruba ou não o sigilo do documento. O ministro Alexandre de Moraes deve repassar o inquérito ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. 

Caberá, então, ao chefe do Ministério Público Federal (MPF) a decisão sobre apresentar ou não uma denúncia criminal contra os envolvidos. Gonet também pode optar pelo arquivamento ou pedir investigações complementares. 

Mais informações em instantes

The post PF vê indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Lula, Alckmin e Moraes appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.