Enquete: como será a temporada de verão em Balneário Camboriú?

Enquete: como será a temporada de verão em Balneário Camboriú?

Balneário Camboriú se encaminha para mais uma temporada de verão que promete ser bastante movimentada. A abertura aconteceu neste sábado (30), junto com o lançamento do Natal e teste dos fogos do Réveillon.

Com novo atrativo turístico, o parque aquático Multiparque e diversos shows nacionais confirmados, a expectativa é de lotação nos hotéis e de reforço na economia da cidade, que foi citada entre os principais destinos turísticos para o Natal e Ano Novo (relembre aqui: https://pagina3.com.br/turismo/booking-balneario-camboriu-e-destino-mais-desejado-para-passar-o-natal-e-terceiro-para-o-ano-novo/).

Diante disso, o Página 3 ouviu esta semana, empresários e autoridades que participaram do Fórum MICE, onde a temática principal foi o turismo de eventos, sobre as expectativas para a temporada. Acompanhe abaixo.

Foto: Renata Rutes

Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú

“Eu acho que será uma grande temporada, como sempre. Nós estamos vendo um crescimento no movimento de final de semana, na ocupação da cidade, em todos os seus aparelhos turísticos. A gente vê isso com bons olhos e com muito otimismo e por isso esperamos uma excelente temporada. Vamos ter uma reunião sobre o Centro de Comando (CCO) na areia da praia, que vai ter nesse verão, vai ser feito tudo como sempre nós fizemos e, lógico fazendo também a aderência e a transição de governo, que é importante para que a cidade funcione”.


Foto: Renata Rutes

Thiago Velasques, secretário de Turismo de Balneário Camboriú

“Não tenho dúvidas que nós teremos uma super temporada de verão. Tudo mostra que Balneário Camboriú será um destino escolhido por muitos brasileiros, não só o público interno, mas também o externo, com uma melhora da Argentina, uma divulgação maior no Mercosul, então a nossa alta temporada promete ser uma grande temporada. Os hotéis já estão com reservas, pela pesquisa do Booking, o nosso é o melhor destino para passar o Natal no Brasil e o terceiro do Réveillon. A cidade está aumentando o seu ticket de permanência muito por tudo que a cidade oferece. É isso que a gente buscou, que o turista permanecesse um pouco mais em nossa cidade e que não tivesse tanto aquele aglomero. Será um momento bem especial. Obviamente toda a parte de infraestrutura, fornecimento de água, logística e segurança já está sendo visto, pois chegamos ao ápice de ter 800, 900 mil pessoas. Então, realmente, toda a infraestrutura pública tem que acompanhar essa situação. Estamos falando sempre com a equipe de transição, teremos também o Centro de Controle Operacional (CCO) na praia, que deverá abrir em dezembro”.


Foto: Renata Rutes

Andrezza Negrini, presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e hoteleira

“As expectativas são as melhores, eu diria que as melhores mesmo! Porque o nosso ano foi surpreendente, talvez o melhor ano que Balneário Camboriú tenha tido em números, até hoje, em ocupação hoteleira. Mesmo sem muitos feriados! E é algo que a gente pode dizer que nós, os hoteleiros, mantivemos nossas metas quando criamos, pensando sobre não ter muito feriado, e mesmo assim a gente ultrapassou isso. Por isso, temos certeza que a temporada de verão vai ser linda e ela vai ter também a cara da América do Sul de novo aqui. Nós estamos sentindo que como o dólar está muito alto, eles, os argentinos, uruguaios, paraguaios e até os peruanos, que iriam pra fora do Brasil, com certeza virão ao Brasil esse ano, e Balneário é um destino que muito os atrai. Os brasileiros também, porque Balneário está cada vez mais famosa, um dos destinos preferidos para o brasileiro, inclusive no Natal, e isso já é uma prova significativa de que nós estamos desejados”.


Foto: Renata Rutes

Osny Maciel Junior, gerente do Hotel Sibara e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina (ABEOC-SC)

“Eu acho que a temporada de verão vai ser muito boa. Eu sempre falo, até dei algumas entrevistas, onde pontuei que o ano eleitoral é muito diferente. As pessoas começam a se preocupar com as férias depois que resolvem a questão eleitoral. Isso está acontecendo aqui em Balneário. Graças a Deus a nossa cidade consegue receber todos os níveis de turistas. O mais econômico, o que gasta um pouco mais, o mediano. Isso realmente está acontecendo. O brasileiro tem essa mania de deixar tudo em cima da hora. Ele acaba perdendo, porque começa a pagar mais caro, porque quanto menos vaga você tem, mais caro ficam os hotéis. Tem muita gente já perguntando sobre o Réveillon, e ele já está quase esgotado, né? O verão vai ser muito bom mesmo. A cidade está se preparando para isso, nós vamos ter vários shows nas casas de shows que a gente tem aqui, um grande festival da cultura japonesa em plena temporada. Será incrível”.


Foto: Renata Rutes

Margot Rosenbrock Libório, hoteleira, presidente eleita da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) e vice-presidente de Promoção de Destino do BC Convention

“Nesse momento as expectativas são as melhores, felizmente no ano de 2024 em Santa Catarina a gente não teve nenhuma situação climática que trouxesse dificuldade para os próximos meses, além disso o dólar mais alto também nos torna mais econômicos para os turistas que vêm de fora, para os turistas que vêm do Mercosul e a gente acha que esse ano eles voltam com força, até porque nos últimos meses nós estivemos em Buenos Aires, em Montevideo, em Santiago e percebemos com clareza que o custo de vida aumentou muito e para você fazer uma alimentação fora do lar, para você se hospedar num hotel, as tarifas são em dólar e estão bastante altas. No Brasil, mesmo tendo o dólar mais alto no momento, não temos a nossa economia tão atrelada ao dólar e estamos mais econômicos para quem nos vê de fora e isso vai impactar fortemente no nosso fluxo turístico, além de que a cidade e a região vem num bom momento de vários investimentos, com novos equipamentos que deram visibilidade”.


Foto: Renata Rutes

Odilio Mello, membro da gestão do Multiparque, o novo parque aquático de Balneário Camboriú –

“A nossa expectativa está lá em cima, não tem como estar diferente. A gente está imaginando trabalhar com 4 mil pessoas diárias, então estamos trabalhando para entregar uma experiência bacana para essas pessoas. Já está com um bom movimento, já atingimos 2 mil pessoas num domingo. O tempo ainda não está ajudando, mas a hora que sair o sol mesmo, dia de verão realmente, acredito que vamos chegar no nosso pico máximo de lotação do parque. Já estamos com vendas até para o ano que vem, abrimos o calendário de vendas até março do ano que vem. A expectativa é lá em cima, né? Não tem como ser outra”.


Foto: Renata Rutes

Aldemar ‘Bola’ Pereira, vereador eleito de Balneário Camboriú

“No meu ponto de vista, há um erro de interpretação quando falam do caos do Ano Novo, porque a fila foi de Palhoça até a divisa, até Guaratuba. Então, a BR-101 literalmente parou em todo o trecho norte de Santa Catarina. O drone foi um fenômeno, mas tem a ver somente com Balneário Camboriú. A cidade de Balneário Camboriú parou porque a BR parou. Eu acho que vai ser cada vez pior. Porque o brasileiro a gente percebe que está otimista e essa musiquinha que viralizou já traz turista também, né? O que nós vamos ver na beira da praia, gente tocando e cantando essa música (risos). Eu acredito que vai, sim, ser uma temporada caótica, no sentido de ser com muito movimento”.


Foto: Renata Rutes

Vilton João dos Santos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú

“As expectativas da CDL, pelas conversas com nossos associados, são as melhores. Todos entendendo que realmente vai ser uma temporada magnífica, aquecida. A gente vê as pessoas muito felizes, empreendendo cada vez mais, e esse empreendedorismo que não pára aqui na nossa cidade, torna-a cada vez mais atrativa. Isso faz com que as pessoas queiram vir para cá. Nunca se falou tanto de Balneário Camboriú quanto nos últimos anos, é impressionante. Nós acabamos de fazer uma convenção nacional aqui na cidade, e 464 pessoas responderam os questionários, e foi assim, unânime, as pessoas ficaram encantadas com a nossa cidade e querem voltar. Isso deixa todo mundo muito otimista”.


Foto: Renata Rutes

Guilherme Cardoso, vereador eleito de Balneário Camboriú

“A minha expectativa é de que muitas pessoas estejam na nossa cidade e vejo que todo mundo que faz a temporada acontecer está preparado. Minha única preocupação, algo que tenho um pouco de receio, é por conta do ano passado, porque a cidade tem limitações e isso exige atenção redobrada com o dia a dia da cidade nesse período. Vou até as forças de segurança e Secretaria de Turismo para saber como estão os preparativos, para que a gente tenha uma festa muito bonita de Réveillon, o Natal também, que reforça a essência da cidade, que é a família. Espero que seja da mesma forma dos outros anos – sem problemas de segurança e um cuidado redobrado com o trânsito e fiscalização”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.